Os alunos do curso de Engenharia de Produção se juntaram neste segundo semestre para elaborar diversas ações sociais visando auxiliar instituições da região, colaborando com brinquedos, alimentos e produtos de higiene pessoal.
Os estudantes trabalharam durante eventos acadêmicos, como a Semana da Engenharia de Produção, em que todos os semestres colaboraram com a ação “Ingresso Solidário”, que consistia na doação de alimentos dos participantes para a efetiva atuação no evento. A instituição atendida foi a Associação dos Amigos do Padre Gomes em Jaguariúna, auxiliando mais de 70 crianças.
Segundo dados informados pela coordenação do projeto, foram obtidos mais de 100 quilos de alimentos não perecíveis e mais de 20 litros de produtos para higiene e limpeza. Isso ajuda a instituição beneficiada, pois facilita a associação obter outros itens de prioridade e de maior urgência para as crianças.
Além desse projeto social, os estudantes do 6º semestre do curso desenvolveram carros de brinquedos projetados e criados pelos próprios alunos. A atividade foi um complemento da disciplina “Processos de Fabricação”, que fez parte do projeto pedagógico do curso e conta com o apoio das disciplinas de Desenho Técnico e Sistemas Computacionais para Engenharia, que auxiliaram no projeto digital do carro.
Os 16 carros criados de forma independente foram entregues a mais de 60 crianças também da Associação dos Amigos do Padre Gomes, tendo como objetivo proporcionar um natal mais feliz a todos da instituição.
Fechando todas as ações sociais do curso de Engenharia de Produção, foi apresentado na Production Day da FAJ o projeto Despertando Sentidos, um trabalho criado para oferecer acessibilidade a portadores de necessidades especiais e particulares.
Os protótipos estão disponíveis a comunidade interna da Faculdade de Jaguariúna, mas com a intenção e objetivo de expandir para a comunidade externa, além disso, foram distribuídos aproximadamente 500 panfletos e foram atendidos nos estandes mais de 200 alunos, professores e visitantes na FAJ durante o evento.
Para os organizadores do projeto, o trabalho teve objetivos acadêmicos e sociais. “A ação traz a conscientização da comunidade interna da faculdade para reverberar a comunidade externa e assim melhor preparar os futuros engenheiros formados pela FAJ”, explicam.