Alunos do Grupo de Estudo de Animais Silvestres - GEAS FAJ se reuniram no dia 17 de dezembro, para trabalharam no reconhecimento e pesquisa de animais de uma área com o bioma semelhante ao próprio pantanal, o Tanquã, considerado o mini pantanal paulista. O estudante e presidente do GEAS FAJ Matheus Ferreira Santos e o ex-presidente do grupo, Breno Martins, se juntaram com diversos profissionais e estudantes do ramo para registrar aves dessa área do ecossistema, como o Tuiuiú.
Os grupos, além de realizarem diversos registros e pesquisas, trabalham em prol da limpeza e preservação de local de grande importância na natureza, sendo o lar de uma vasta seleção de plantas e animais silvestres.
“O reconhecimento da visita é de grande importância para os alunos e para os profissionais que participaram por conta do aprendizado e do reconhecimento da biodiversidade”, explica Matheus. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer biomas e ver na prática como funciona essa área da natureza.
Esse trabalho foi desenvolvido pelos alunos do GEAS Brasil, GEAS FAJ e alunos da USP, sendo esse o começo de um processo de limpeza do bioma. “Nós nos organizamos para fazer o reconhecimento da área, para saber o que tem lá, e depois realizar uma limpeza no Tanquã, para que possamos ajudar a natureza e as espécies a continuarem indo lá e para que cresçam cada vez mais”, ele completa.