Construção do Business Model Canvas para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras dos alunos de Logística e Marketing
Uma aula 100% prática voltada para a construção do Business Model Canvas ou Quadro de Modelo de Negócios foi o foco da aula do 4º semestre dos cursos de Marketing e Logística da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba. A atividade foi orientada pelo professor Julio Cesar Passos.
Criado pelo suíço Alex Osterwalder, o Business Model Canvas é uma ferramenta que permite a visualização completa de um negócio em apenas uma página e que tem conquistado popularidade entre empreendedores tanto os que estão iniciando ou os que buscam inovação.
A ferramenta utiliza recursos visuais (desenho) e textuais e é dividida em 9 componentes que contemplam as quatro principais áreas de um negócio (clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira). A intenção é possibilitar a compreensão de maneira rápida de todos os seus 9 blocos e fazer comparações e relações entre eles. Os componentes do diagrama são:
1) parcerias principais;
2) atividades-chave;
3) proposta de valor;
4) relacionamento com clientes;
5) segmento de clientes;
6) recursos principais;
7) canais;
8) estrutura de custo e;
9) fontes de receita.
“A disciplina de Projeto II possui como desenvolvimento de produto ou projeto Startups contendo inovações que sejam escaláveis para o mercados e clientes finais. Sendo assim, o objetivo da disciplina é desenvolver as habilidades empreendedoras dos alunos de Logística e Marketing”, explica o docente.
Saiba mais sobre a UniMAX, clique aqui!
Vestibular 2020 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck
Inscrições: www.faculdademax.edu.br
Telefone: (19) 3885-9900
Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)
09/12/2019