“Pedagogia do Esporte: Possibilidades e desafios”. Esse foi o tema da Aula Magna de Educação Física, promovida no dia 17 de setembro no campus II da UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna. A palestra foi ministrada pelo professor da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) no curso de Ciências do Esporte da UNICAMP e responsável pelo LEPE - Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte, Alcides José Scaglia.
O profissional apresentou aos estudantes da instituição essa área que é relativamente nova na Educação Física e trouxe a discussão sobre a formação dos treinadores esportivos. “Mostrar a pedagogia do esporte em seu âmbito atual, que é combater o método atual de ensino, apresentando uma nova proposta de ensino que busca trabalhar o esporte de maneira geral e não somente modalidades especificas”, contou Alcides. Na abordagem, o professor levantou duas perspectivas dentro do ramo, primeiro o estudo do jogo trazendo embasamento aos profissionais da área sobre o assunto e o segundo desafio, é trazer para os cursos de graduação a disciplina de treinador esportivo. “Por incrível que pareça eles (treinador) não se formam no curso de Educação Física. Se não é no curso de Educação Física onde se formam os treinadores? É na prática? Simplesmente sendo vítima de um processo que você vira o grande responsável pela continuidade do processo?”, questionou o palestrante.
Alcides foi um dos colaboradores na construção do Projeto Pedagógico do curso de Educação Física da UniFAJ em 2004 e aproveitou a oportunidade da Aula Magna para conhecer na prática as disciplinas do curso. “A UniFAJ é uma das poucas instituições brasileiras que tem a disciplina Jogo”, salienta.
Encerrando a explanação, o docente apresentou a perspectiva atual da pedagogia do esporte que é a organização do método para combater a metodologia tradicional e o futuro, que é conseguir entender a necessidade do jogo ser estudado. “E que o treinador é sem sombra de dúvidas uma disciplina que todo curso de Educação Física precisa assumir”, finalizou.