Como forma de concretizar os aprendizados adquiridos durante sua graduação em Fisioterapia na UniFAJ, a alumni Bruna Marangoni, é a agora a nova residente do Hospital Municipal Doutor Mário Gatti, em Campinas. Sua preparação se constituiu em criar um cronograma de estudos com as matérias solicitadas e a bibliografias cobradas na prova. Foram ao todo 80 questões objetivas, 40 referentes ao SUS (Sistema Único de Saúde) e 40 relacionadas a sua área de curso, a fisioterapia.
A atuação da ex aluna durante sua residência foca em atividades envolvendo a promoção de saúde, prevenção e reabilitação em seus respectivos locais, como por exemplo, centro de Saúde, NASF, Centro de Reabilitação, enfermaria hospitalar, UTI adulto e pediátrico, entre outros. “O meu programa de residência é referente à Saúde Integral, então vou ter a oportunidade de ter essa vivência em todas as áreas do SUS, ou seja, trabalhar e estudar nos três níveis de atenção”, explica.
Inspirando-se em seus professores de graduação, Bruna conta que sempre teve incentivo dos docentes, acrescentando mais uma motivação em sua busca pela residência. Além de contar com ajuda e conhecimento dos professores da sua graduação, ela explica que obteve vantagem por já conhecer, tanto em aula teórica quanto prática, o conteúdo bibliográfico exigido na prova.
Com essa nova oportunidade, Bruna espera aplicar seu conhecimento e técnica, e assim descobrir qual área da saúde mais se identifica, para melhor cuidar das pessoas, conforme ela mesmo aponta. “E assim, poderei entrar na luta para transformar o SUS em um sistema de saúde digno e humanizado não fechando os olhos para ninguém, para transformar essa utopia em realidade”, finaliza a residente.