
Formado em 2018, César Augusto do Nascimento investe seu tempo em projetos de diversos clientes
“Que se preparem para conhecer muito mais do que edifícios, escolas artísticas e filosóficas. Arquitetura é um estilo de vida, é conhecer o homem e seus hábitos, é conhecer a história e fazer parte da construção e da idealização da vida humana”. O recado de César Augusto do Nascimento aos estudantes e futuros estudantes de Arquitetura é um bom indicativo da paixão deste arquiteto e urbanista formado em 2018 pelo Grupo UniEduK (UniFAJ).
Atualmente, César investe todas suas energias no escritório próprio, onde atua como arquiteto responsável por desenvolver, supervisionar, administrar e aprovar junto aos órgãos competentes os projetos arquitetônicos desenvolvidos pelo escritório.
De aluno a profissional, o arquiteto faz questão de destacar uma jornada transformadora. “O César de antes da Arquitetura era um jovem com muitas expectativas, sonhos e vontade de conhecer e apreender sobre a vida. Hoje continuo sonhando, mas agora já possuo o passaporte para viajar pela maravilha que é a Arquitetura. A formação me trouxe segurança e amparo técnico, ético e social, em meu processo o aprimoramento intelectual permitiu a abertura de novas janelas e isso com toda certeza foi transformador”, comenta.
AS ESCOLHAS
César conta que escolheu estudar no Grupo UniEduK (UniFAJ) baseado em qualidade e metodologia. “Pesquisava as universidades da região e a UniFAJ era a que me ofereceria a melhor condição de formação, metodologia e localização. Fora a questão do período que, necessariamente, precisava ser noturno já que sempre trabalhei”, explica.
Em relação à profissão, o arquiteto revela ter sido um processo quase que natural, diante de suas experiências de vida. Antes de Arquitetura, César estudou música, desenho e pintura. O ambiente familiar, que deu respaldo para buscar conhecimentos, junto ao apoio que recebeu da namorada, garantiram a segurança que precisava .
“A escolha pela arquitetura foi a sintetização de tudo que esteve presente em minha vida desde a infância. Meu pai é mestre de obras há mais de 40 anos, então o canteiro de obra era lugar de passeio. Minha mãe é professora de educação infantil, formada em letras, costura, borda e por aí vão muitos talentos, além é claro da música. Esse foi o ambiente que me formou e quando descobri a arquitetura vi que tudo isso se encaixava nessa formação. Todas essas áreas me fizeram sensível para a arte e atento às questões da ocupação humana, do morar e até mesmo o construir. Por fim a escolha foi um sinal de autoconhecimento, eu reconheci a arquitetura em minha vida”, declara.
O APRENDIZADO
Durante os 5 anos de graduação, César destaca a possibilidade de participar de muitas atividades práticas, que proporcionaram também um amadurecimento pessoal. “Durante minha formação como arquiteto e urbanista pude participar de três concursos de projetos para alunos, dois desses concursos foram promovidos pelo site Projetar.org, onde tive o privilégio de estar presente nas edições de número 8 e 20. Por fim, participei representando a UniFAJ no concurso Opera Prima, uma competição que premia os melhores trabalhos de conclusão de curso (TCC) em Arquitetura e Urbanismo do Brasil, reunindo trabalhos de cada região do Brasil em várias fases de competição.
OLHANDO PARA O FUTURO…
Como recado final, César Augusto do Nascimento fala de um cenário promissor. “Minhas expectativas são as melhores possíveis, em meio a pandemia crescemos 40% as atividades, contratamos 2 estagiários, os contratos para o ano que vem já estão alinhados e provavelmente teremos um ano muito positivo”, concluiu.
Conheça o Programa Alumni e participe!