“Garagem de Negócios” revela perfil empreendedor de futuros engenheiros do Grupo UniEduK

Compartilhe
A iniciativa reuniu alunos de vários semestres com o apoio da Escola de Negócios e especialistas convidados 

Empreendedorismo foi o tema escolhido para as Atividades Práticas Supervisionadas (APS) dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação do Grupo UniEduK (UniFAJ, UniMAX e Faagroh) neste primeiro semestre de 2021. Com o apoio da Escola de Negócios, foram meses de mentoria, teorias e ações práticas. O resultado? Duas noites regadas a criatividade, inovação e muito protagonismo dos futuros engenheiros, com a apresentação de 40 grupos, totalizando mais de 200 alunos envolvidos. 

A iniciativa ganhou o nome de “Garagem de Negócios” e foi realizada virtualmente, outra oportunidade de os alunos vivenciarem o desafio de muitas empresas e startups, que precisaram se adequar aos tempos de pandemia, sem perder a qualidade. Os vencedores foram conhecidos nos dias 15 e 16 de junho, em cerimônias realizadas também de maneira remota. 

 

PRIMEIRO LUGAR - primeiro e terceiro semestres 

Alicia Mantovani Moisés

Gustavo Giuldin da Rocha

João Ernesto Ferraz Stefanini

Maicon Willian Polidoro

Manuela Belonci Galo

Rickson Izidio Paula

PRIMEIRO LUGAR - quinto e sétimo semestres 

Ricardo Alessandro Camargo Junior 

Isac Neidelmann Carvalho Sousa 

Fernando Junior 

 

Centradas nas atividades dos Projetos Temáticos, as APS permitem o desenvolvimento de competências, habilidades, saberes e fazeres relacionados às implementações de práticas empreendedoras, incorporadas à dinâmica desses projetos. Segundo o gestor de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica, prof. André Mendeleck, o escopo desta APS foi ampliado, perpassando para a aplicabilidade econômica e potencializando, no discente empreendedor, o engenheiro observador de novas  oportunidades e realizador de negócios.

“As competências técnicas são fundamentais para ser um engenheiro empreendedor, mas  não são suficientes. Questões como observação de oportunidades de negócios, criatividade, organização, espírito de liderança, gestão, determinação, resiliência, perseverança, competitividade, sociabilidade, negociação, e muitas outras, devem fazer parte da formação do profissional.  As atividades das APS foram planejadas para auxiliá-los na ampliação das competências exigidas dos profissionais de Engenharia”, garante o gestor. 

Durante o semestre, os alunos participaram de encontros semanais, incluindo alguns sábados, orientados pelo gestor da Escola de Negócios, prof. Rogério Gomes. “A oportunidade de contribuir na APS das Engenharias neste semestre foi única. A Escola de Negócios tem o propósito de levar os aspectos do empreendedorismo e liderança para todos os alunos, mas normalmente éramos demandados mais pelos cursos da área de Gestão. Mas o desafio de levar a “Garagem de Negócios” como apoio às APS dos cursos mudou tudo”, explica. 

Durante as apresentações, houve a participação de especialistas convidados. “O objetivo era  desenvolver as competências de criar proposição de valor aos projetos dos alunos de diferentes semestres. Ou seja, o aluno não foca em uma ideia, mas entende se ela pode resolver problemas e de quem seriam esses problemas. Também convidamos profissionais de destaque para participar do projeto e a parceria com profissionais da  Siemens, CPQD e NS Imagem levou mais profissionalismo e a visão de mercado aos graduandos”, garante o gestor da Escola de Negócios.

Os temas abordados foram Autodescoberta e Autoconhecimento, Criatividade, Empatia, Canvas / Plano de Negócios, Pitch. Além do prof. Rogério, participaram outros docentes dos cursos, entre eles, prof. Lucas Ferrari de Carvalho Costa, prof. Leandro Velozo e prof. John Antônio dos Reis. Além de participar da temática de Empreendedorismo, os alunos da “Garagem de Negócios” concorreram a prêmios em dinheiro, de R$ 150 a R$ 400. A cerimônia de premiação será no dia 29/06, simultaneamente nos Campi da UniFAJ e UniMAX. 

 

ESCOLA DE NEGÓCIOS

O objetivo da Escola de Negócios do Grupo UniEduK (UniFAJ, UniMAX e Faagroh) é desenvolver, de forma prática, as potencialidades do estudante de maneira que ele seja capaz de encontrar e propor soluções para os problemas que surgem nas empresas, com a intenção de formar estudantes diferenciados, inovadores e competentes sob dois pilares: o espírito empreendedor e a capacidade de liderança e protagonismo. 

 

Confira notícias sobre os cursos de Engenharia do Grupo UniEduK

O que acontece na UniEduK

Grupo UniEduK | 1999-2024 | Todos direitos reservados ©