Alunos do 1º e 3º semestres realizaram treinamento preparatório para a atividade
Durante os meses de abril e maio de 2016 o curso de RH realiza treinamento dos patrulheiros ingressantes do Círculo de Amigos Mobilizados na Preparação Profissional de Indaiatuba (CAMPI). Para isso, 30 alunos, do 1º a 3º semestres, participaram de treinamento específico com instruções sobre postura em público, tom de voz e apresentação de conteúdo. O grupo será responsável pela preparação e aplicação das palestras, além da avaliação dos patrulheiros.
As atividades são supervisionadas pelas professoras Adriana Regina Bisterzo Pires (disciplina Gestão do Conhecimento) e Carla Borges (disciplina Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas) – que também é coordenadora do curso. “O CAMPI e Faculdade Max Planck possuem contrato de contribuição, onde os alunos de RH ministram, semestralmente, palestras para os patrulheiros ingressantes na entidade. É uma parceria com cerca de cinco anos e de extrema importância para esses jovens, que recebem valiosas instruções de como se apresentar às empresas”, comenta a coordenadora de RH.
Fundado em 1974, o CAMPI é uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo prestar assistência social e diminuir a quantidade de adolescentes em vulnerabilidade social. Mais de 10 mil jovens já foram atendidos pela entidade por meio de orientação socioeducativa e preparo profissional para iniciar no mercado de trabalho.
De acordo com a professora Adriana, esta parceria tem resultados positivos para todos. “Os patrulheiros do CAMPI têm contato com jovens profissionais que, além de contribuir para a formação, também são exemplos para o próximo passo de desenvolvimento, que é justamente a faculdade. E para os alunos da graduação é uma experiência muito rica uma vez que atuam de forma prática durante o curso. Eles vivenciam o conhecimento, aprimorando a aprendizagem”, garante.
As alunas Sabrina Batista Cavalcante e Larissa Teixeira Gourlart, do 3o semestre, concordam com a docente. “É importante participar destas oficinas, porque vamos mais preparados para o CAMPI”, afirma Sabrina. “Eu gosto de participar de atividades assim, quando meus amigos apresentam temas que são fáceis, mas que eu não sabia. Isso me ajuda a compreender melhor o tema, em uma linguagem clara”, diz Larissa.
No conteúdo que será repassado aos patrulheiros estão temas como elaboração de currículo, marketing pessoal, dicas de entrevista, etiqueta profissional e plano de carreira. Ao todo serão 10 encontros, com início em 18 de abril e término em 17 de maio. “Para nosso curso, é uma grande honra poder contribuir com a formação destes jovens que estarão, em breve, atuando nas empresas de Indaiatuba e região. Cada aluno que participou do projeto, nos anos anteriores, sempre trouxe esta referência como uma pedra fundamental em sua carreira, pois tem a possibilidade de praticar o que aprendeu em sala de aula”, finaliza a professora Carla Borges.