Campanha “SEJA UM DOADOR DE VIDA” acontece no dia 28 de novembro na FAJ

Compartilhe

A FAJ em parceria com o Instituto Boldrini realizará no dia 28 de novembro, às 19h30, no anfiteatro do campus II da FAJ , uma palestra educativa sobre doação de sangue e medula óssea para sanar dúvidas e combater mitos sobre o tema. A palestra faz parte da primeira edição da campanha “SEJA UM DOADOR DE VIDA” promovida pelos alunos do curso técnico de Biotecnologia.
O objetivo é esclarecer sobre a importância da doação, sensibilizar os estudantes e realizar a inscrição de voluntários para doação de medula óssea. Durante a palestra, os candidatos interessados em participar do cadastro nacional de medula óssea serão convidados a preencher uma ficha de interesse. No sábado, dia 29 de novembro, a prefeitura cederá transporte gratuito para os doadores até a sede do Instituto Boldrini, em Campinas. Lá será coletado uma amostra de sangue (de 5 a 10 ml), que será submetida ao exame de classificação da medula (HLA) e enviada ao Redome - Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.
O Redome funciona junto ao Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), em São Paulo e, com um banco de dados unificado, atende a todo o Brasil e mantém contato, também, com banco internacional de doadores. Os dados sobre os tipos de HLA serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de Medula Óssea constantemente. Se a pessoa for compatível com algum paciente,será consultada para confirmar a doação e outros exames de sangue serão necessário para avaliar seu estado de saúde
O transplante de medula ou também chamado de transplante de Célula-Tronco Hematopoética (TCTH) é um tipo de terapia celular para tratamento de doenças hematológicas malignas ou não-malignas, imunodeficiências, aplasias, erros inatos de metabolismo e tumores sólidos. Neste tipo de transplante, a medula óssea do paciente é substituída pelas células progenitoras hematopoéticas de indivíduos sadios, ou por células de sua própria medula óssea após tratamento médico adequado. Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos de idade, pode ser doador de medula, desde que esteja em boas condições de saúde.
Quando não há um doador compatível na família, a solução para o transplante de medula é recorrer ao Redome a fim de encontrar um doador compatível na população em geral.
A chance de encontrar um doador com medula compatível entre não parentes é de 1 em 100 mil, devido à miscigenação do povo brasileiro. Pretende-se portanto com essa campanha ampliar o número de possíveis doadores de medula óssea no Brasil e ajudar a salvar vidas
SERVIÇO:
Palestra Educativa / Doação de Sangue e cadastro para Doação de Medula Óssea. Local = Anfiteatro FAJ II
Data = 28/11/2014 (sexta-feira)
Horário = Início 19:30h / Término 20:30h.

O que acontece na UniEduK

Grupo UniEduK | 1999-2024 | Todos direitos reservados ©