Na última semana, alunos do 6º semestre de Ciência da Computação da Faculdade de Jaguariúna, promoveram um evento entre os dias 17 a 19 de novembro, que agitou o Campus II da FAJ com diversas atividades tecnológicas. A CompuFAJ 2014 apresentou palestras e oficinas que abordaram diversos temas da área da computação.
Na noite de estreia, o palestrante, Augusto Souza, expôs as novidades dos sistemas operacionais “Android”, “IOS” e Dispositivos Móveis, abordando assuntos do desenvolvimento de aplicativos e da nova linguagem de programação "SWIFT", lançada em 2014. O aluno do 8º semestre do curso de Ciência da Computação, Wiliam Dias Alves, ficou satisfeito com as informações apresentadas pelo palestrante.
“A palestra me ajudou a desmistificar detalhes importantes sobre o funcionamento do Swift”, frisou o aluno.
Segundo Augusto Souza, a aula buscou apresentar aos alunos uma plataforma de desenvolvimento de difícil acesso, por conta do alto custo, mostrando a eles outra visão sobre o desenvolvimento para dispositivos Apple, tornando a programação um pouco mais simples. Na terça feira (18), Rodrigo Rovaron, professor, bacharel em Ciência da Computação pela FAJ e pós-graduado em dispositivos móveis pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, apresentou ao público a palestra “Empreendimento Digital”, expondo informações a respeito da Metodologia Scrum, CBL e Git - ferramenta que ajuda a equipe de programadores a desenvolverem códigos.
“A palestra colaborou significativamente para meu aprendizado, pois mostrou a noção básica do desenvolvimento IOS, e outros tipos de aprendizado na programação”, explica o aluno Ricardo de Jesus Sousa, do 2º semestre de Ciência da Computação. Já o graduando Júlio Cesar Garavelli do 6° semestre diz que conquistou grande conhecimento por meio do palestrante. “Aprendi muito com a palestra, foi legal conhecer alguns métodos de trabalho que eu não tinha ideia de como era. O Rodrigo esclareceu muitas dúvidas sobre o processo de produção de um “app”, desde o início do desenvolvimento até a geração de lucro dentro das empresas”, comentou.
Além da palestra, Rodrigo Rovaron, realizou oficinas durante todos os dias da CompuFAJ. Na terça-feira (17), o professor falou a respeito da programação assistida de um game programado em JAVA para Android, utilizando sensores do dispositivo. No segundo dia de evento, Rodrigo abordou a programação de um game em Objective C para IOS, já na quarta-feira, último dia da CompuFAJ, foi realizado um treinamento de GIT, onde foi criado um projeto para demostrar como utilizar os principais conceitos de versões.
O especialista em segurança de redes e computadores, Marcello Zillo Neto, levou para a CompuFAJ a oficina de “Análise Forense”, onde ofereceu aos alunos conceitos básicos da Ciência Forense, usando ferramentas Open Source e executando laboratórios práticos que cobrem todo o ciclo da Análise Forense e Perícia Digital. Na oficina os graduandos realizaram atividades de coleta de evidências, análise de discos, recuperação de dados deletados, análise de memória entre outras atividades.
Por Lucas Dal’ Bó
[fancygallery id="24" album="211"]