Alunos de Medicina do Grupo UniEduK realizam palestras em Escola Estadual

Palestras abordaram o tema “Efeitos da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes” na Escola Estadual Professora Maria Bernadete Amgarten Peres

Alunos do primeiro ano do curso de Medicina do Grupo UniEduK (UniMAX) ministraram palestras na Escola Estadual Professora Maria Bernadete Amgarten Peres, em Indaiatuba. A atividade foi realizada com o propósito de conscientizar os adolescentes sobre a importância do cuidado com a saúde mental.

A prática foi promovida ao longo da atividade educacional “Vivenciando o processo de territorialização na Atenção Primária em Saúde”, na qual os estudantes do Curso de Medicina conheceram algumas escolas da cidade. De acordo com os docentes das escolas, o sofrimento psíquico dos jovens durante a pandemia de Covid-19 é uma questão importante a ser trabalhada. 

Dessa forma, os alunos do Grupo UniEduK planejaram atividades sobre Educação em Saúde na Escola supervisionados pela docente Ana Clara Lopes Costa. Divididos em dois grupos, eles ministraram palestras para cerca de 200 alunos do ensino fundamental e ensino médio. 

A docente destaca que a área de competência Educação em Saúde contempla ações em que os estudantes identificam necessidades de aprendizagem individuais e coletivas. Além disso, a área promove a construção de saberes e práticas em saúde e o pensamento científico, apoiando a produção de novos conhecimentos na Medicina.

“No atual momento, em que ainda não temos total clareza sobre as transformações emocionais vivenciadas pelos jovens durante a pandemia do Covid 19, participar de uma atividade explicitando e compartilhando sentimentos pode estimular os participantes a identificarem sofrimentos, se apoiarem e buscarem ajuda, diminuindo o sofrimento psíquico”, ressalta a professora responsável, Ana Clara Lopes Costa.

Os temas abordados foram Tristeza, Ansiedade, Depressão e Pensamentos Suicidas, utilizando-se de dinâmicas lúdicas adaptadas à faixa etária dos participantes. Para isso, foram considerados conhecimentos prévios dos estudantes, sendo acrescidos pelos conhecimentos científicos dos alunos de Medicina do Grupo UniEduK. 

Posteriormente, foi construído o “Painel de Sentimentos”, no qual os participantes foram convidados a expressar os sentimentos vivenciados recentemente. “Gostei muito do que fizemos na escola, principalmente, porque quando terminamos muitos participantes vieram conversar”, conta a aluna Yasmim Aparecida Luis Juzenas.

A atividade realizada na escola beneficiou não só os estudantes dos ensinos fundamental e médio da escola, mas também os alunos do Grupo UniEduK. Como resultado, os futuros médicos puderam colocar em prática suas competências de comunicação com o público e adequação da linguagem, características muito importantes para a profissão. 

“Para mim, o mais importante na palestra foi criar um vínculo com os alunos, porque fará com que eles estejam abertos a nos escutar e fará com que eles não se esqueçam do que foi dito durante a palestra. Além de desenvolver a comunicação, nos faz pensar em táticas de como abordar determinados assuntos com cada tipo de população. Nos ajudará para as próximas vezes em que formos lidar com educação em saúde”, diz a aluna Gabriela Cristina Bordignon.

Ainda sobre o contato com os alunos da rede pública, a estudante Lara Carina Polito Cardoso conta que a nova geração já possui uma forma diferente de lidar com os colegas. “Os preconceitos, julgamentos estão sendo quebrados aos poucos a partir deles”, afirma. 

“A E.E. Prof. Maria Bernadete agradece de coração toda a atenção dispensada. Acrescentaram muito na vida de nossos alunos”, finaliza a Diretora da Escola Estadual, prof. Juliana Oscalias.

 

Confira notícias do curso de Medicina do Grupo UniEduK

 

Pular para o conteúdo