Agende uma visita!

A imagem mostra a nova Sala de Diagnóstico por Imagem, inaugurado no HVET da UniFAJ.

Grupo UniEduK inaugura sala de Diagnóstico por imagem no HVET da UniFAJ

Sala de Diagnóstico por Imagem recebe novos equipamentos para realização de sessões de Raio X e Ultrassom em animais

O HVET do Grupo UniEduK (UniFAJ) inaugura a sala de Diagnóstico por Imagem. De acordo com a professora responsável pelo setor de radiologia, Alessandra Regina Dhom Pimentel de Moraes, o investimento visa oferecer ainda mais qualidade no atendimento à população. Além disso, Alessandra diz que o objetivo da sala é fornecer melhor infraestrutura para o aprendizado dos alunos do curso de Medicina Veterinária. No novo ambiente, serão realizados exames de Raio X e Ultrassom, além de aulas práticas sobre o diagnóstico por imagem animal. 

A sala possui diversos equipamentos, dentre eles, um aparelho de Raio X fixo com mesa integrada, que emite radiação com sistema moderno regulador de potência conforme cada espécie do animal. Para complementar, também há um Digitalizador e Placas CR (radiologia computadorizada), que recebem a radiação na mesa e digitalizam a imagem para o computador. Ainda, está disponível uma Placa DR (radiologia digital), que transfere a imagem para o sistema ou computador sem precisar ser digitalizada, resultando em imagens de alta qualidade. 

O novo ambiente também possui os aparelhos de proteção contra a radiação, os EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, como avental e protetor de tireoide de chumbo, a sala conta com um biombo de proteção contra a radiação, permitindo que o disparo do Raio X possa ser acompanhado à distância. Todas as paredes são protegidas por sistemas de massa baritada e vidro plumbífero. O HVET UniFAJ ainda conta com um aparelho portátil emissor de Raio X, que permite realizar imagens em centro cirúrgico ou a campo com a mesma qualidade do equipamento fixo.  

Sobre o aprendizado dos alunos na nova sala, a professora de Diagnóstico por Imagem, Alessandra Moraes, reforça: “Esse equipamento de última geração beneficia o aprendizado do aluno uma vez que, por meio de aulas e estágios no setor, ele pode acompanhar o posicionamento, laudo, pedidos de exames, conforme a clínica do paciente. Por estar dentro da clínica de pequenos animais, o aluno consegue associar o diagnóstico por imagem de cada caso e acompanhar a evolução do tratamento do paciente”.

Da mesma forma, a docente conta que, com o novo equipamento profissional, será possível dar apoio a outras clínicas veterinárias da região. “Com equipamento e profissionais de qualidade, levamos o bom atendimento a pessoas de todas as classes sociais com seus companheiros do dia a dia, que  atualmente são os pets”, finaliza a professora. 

 

Confira notícias do curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK

 

Skip to content