Agende uma visita!

A imagem traz uma foto de alunas com um cachorro atendido durante o mutirão para diagnóstico clínico de câncer de mama em pets.

Medicina Veterinária presta esclarecimentos sobre câncer de mama em cães e gatos

Evento foi realizado pela Clínica de Pequenos Animais do Grupo UniEduK e fez parte da campanha do Outubro Rosa Pet

Durante a campanha do Outubro Rosa Pet, os alunos do curso de Medicina Veterinária realizaram um Mutirão para Diagnóstico de câncer de mama em cães e gatos. As ações ocorreram em locais abertos em Jaguariúna e Indaiatuba, onde os tutores puderam levar seus pets para avaliação clínica. 

A iniciativa foi realizada com o objetivo de promover a saúde animal e orientar os donos de pets sobre a prevenção de tumor de mama e a castração. “Consequentemente, quando abordado sobre castração, foi possível conscientizar não somente sobre a prevenção do tumor de mama como também sobre o controle populacional e zoonótico”, explica um dos professores responsáveis pelas ações,  Danilo Bíscaro, junto da professora Ana Rita Moraes Nardi. 

Para realizar o diagnóstico, os alunos utilizaram a técnica de palpação, que consiste em usar as pontas dos dedos ou as palmas das mãos para examinar o corpo. Dessa forma, os estudantes praticaram não só a abordagem dos tutores de forma preventiva, mas também a palpação e diferenciação de tecidos nos animais. 

“Muitas pessoas não sabiam ao certo sobre o câncer de mama em pets, sobre a importância da castração e de um diagnóstico precoce. É muito gratificante saber o quanto a informação foi bem recebida pelas pessoas que passaram por ali, e que de alguma forma contribuímos para que menos animais sejam acometidos pela doença”, conta a aluna do sexto semestre do curso de Medicina Veterinária, Fabrícia Gomes Machado.

De acordo com o professor Danilo, o evento cumpriu o objetivo principal  e conta que os estudantes estavam empenhados e demonstraram evolução em relação à comunicação e domínio do conteúdo. “Os alunos tiveram a oportunidade de abordar diferentes tipos de situações, orientações a diversos públicos. Atingiram o objetivo principal de diagnóstico clínico de tumor de mama e orientaram os tutores dos pacientes sobre os próximos passos”, completa o docente.

“Acredito que o evento, além de um aprendizado maior sobre o câncer de mama, foi de extrema importância pelo contato direto com o tutor, conversar e passar tudo que aprendi na teoria para a prática. A satisfação com tudo isso é enorme”, finaliza a aluna Fabrícia. 

 

Confira notícias do curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK
Skip to content