Agende uma visita!

Como aproveitar as férias acadêmicas?

PoChegaram as tão merecidas férias acadêmicas, a pausa necessária para dar aquela recarregada nas energias e, assim, voltar com tudo para o próximo semestre. Aliás, a palavra ‘férias’ já remete a algo tão bom que dispensa comentários. Porém, temos um elemento novo nessa história que é o isolamento social, imprevisto em qualquer tipo de plano de férias que tenha sido idealizado até o início deste ano, não é mesmo? Mas, afinal, como aproveitar as férias acadêmicas?
De fato, elas podem e devem ser bem aproveitadas, e podem ser até bastante produtivas, mesmo permanecendo em casa. Por isso, que tal conhecer novas possibilidades e potencializar suas conquistas? Confira algumas dicas: 
 

Elabore um plano para as suas férias:

Certamente, esse é o primeiro passo para que consiga executar seus objetivos de férias. Portanto, faça um levantamento do que gostaria de fazer, avalie o porquê de cada uma das atividades, verifique o tempo necessário para cada uma delas e o seu tempo disponível e comece suas férias dentro de uma programação, incluindo o seu tempo de descanso – que deve ser preservado;  
 

Faça um curso livre:

Com toda a certeza, pode ser um curso complementar à sua graduação, de extensão, de idiomas ou relacionado a um hobby, como pintura, música, cinema, artesanato e muito mais. As possibilidades são infinitas, basta você olhar para si e se perguntar: o que mais eu gostaria de aprender e que considero importante para a minha vida?

Aperfeiçoe o seu currículo:

Inegavelmente, o mercado de trabalho é bastante dinâmico e atualizar  conhecimentos deve ser uma prática constante em nossas vidas. Existe alguma nova ferramenta ou metodologia sendo utilizadas pela sua área de trabalho? Verifique quais são as principais tendências e aproveite para se atualizar com algo que você possa oferecer como algo a mais em suas competências.

Coloque a leitura em dia:

De fato, um novo mundo se abre a você cada vez que decide ler um livro. Para quem já é apaixonado pela prática, nem precisamos reforçar a dica. Mas, se você é daqueles que não é exatamente um leitor assíduo, aproveite esse momento para ser conquistado de vez. Uma dica é começar com os famosos best-sellers, ou também pelo livro que inspirou um filme que você adorou. 
 

Faça uma atividade voluntária:

Sem dúvida, o exercício do voluntariado traz um profundo aprendizado sobre o nosso papel como cidadãos. Neste período de pandemia, os desafios para as comunidades carentes são ainda maiores, e, por isso, muitas pessoas estão se dedicando para dar suporte a essas populações. Caso tenha interesse, você pode começar verificando as iniciativas voluntárias mais próximas da sua região. Lembre-se sempre que, caso participe de alguma ação presencial, de adotar todas as medidas de proteção recomendadas. 
 

Faça melhorias no lar:

Sua casa agora é tudo. Para muitos, é o ambiente de trabalho, diversão, sala de aula, encontro com familiares e amigos por videochamadas, e tudo mais. Por isso, uma boa dica é aproveitar esse momento para tornar a sua casa um ambiente de vivência ainda melhor e mais prazerosa, seja apenas mudando os móveis de lugar, arrumando aquele cantinho da bagunça, dando um toque especial no outro meio esquecidinho, dentre outras melhorias.

Revise matérias que está com dificuldade:

Ainda que o ideal seja aproveitar as férias acadêmicas para descansar, de fato, sobre assuntos acadêmicos, caso esteja com dificuldades com algumas matérias, as férias podem ser o momento ideal para o seu reforço. Assim, você poderá estudar com calma e retomar as aulas com essas pendências esclarecidas, ajudando a percorrer o próximo semestre com mais tranquilidade. 
 

Cuide de você:

Cansaço mental, fadiga, estresse, ansiedade, angústia. O período de pandemia e o consequente o isolamento social  tem causado impactos mais fortes nas rotinas de algumas pessoas. Se esse for o seu caso, aproveite o momento para cuidar de sua saúde. Ter qualidade de vida é essencial para ter sucesso em qualquer atividade, seja no trabalho, nos estudos, na relação com a família etc. 
 
Gostou das dicas? Tem mais alguma que acha interessante? Conte para a gente!

Skip to content