Agende uma visita!


    UniFAJUniMAXFAAGROH

    Engenharia de Produção do Grupo UniEduK prepara o lançamento do Projeto 30D – edição 2021

    Atividade prática utiliza ferramentas adotadas pelo mercado de trabalho e propõe criatividade na resolução de problemas sociais

    O 9º semestre do curso de Engenharia de Produção do Grupo UniEduK apresentará nesta semana as propostas para a ação social 30D. Os alunos foram desafiados a pensar em ações sociais no contexto pandêmico, em que há necessidade do distanciamento social, que muitas vezes poderia inviabilizar o projeto.

    Na disciplina de Tópicos Especiais I, ministrada pela prof. me. Vivianne Delgado, entre outros conceitos, foi usada a metodologia do Design Thinking para o desenvolvimento das soluções de forma colaborativa.

    “O 30D é uma ação projetada pelos alunos na criação de todo o processo: início, desenvolvimento e conclusão, com o cuidado de elaborar uma ação de curto, médio e longo

    prazo e o professor passa a ter um papel de mediador/ tutor”, explica a docente. Com este tipo de atividade, de acordo com a prof. Vivianne, os alunos podem exercitar competências como planejamento e elaboração de projetos de ação e intervenção a partir da análise de necessidades em contextos diversos, a promoção de diálogo e práticas de convivência, compartilhando saberes e conhecimentos e a busca e proposta de soluções viáveis e inovadoras na resolução de situações-problema.

    A iniciativa tem o nome baseado no tempo de execução. Os alunos têm o período de 30 dias para a implementação da ação e após há a entrega de um relatório de aplicação da disciplina com as evidências e resultados das ações.

    As ações vão desde apoio psicológico para o enfrentamento da pandemia e atividades de capacitação profissional até coleta de alimentos e itens de higiene com destinação para instituições sociais, respeitando as normas de distanciamento social e protocolos de higiene. As ações planejadas terão início no próximo dia 26 de abril.

    Nesta atividade, a docente evidenciou ainda o papel do Engenheiro de Produção junto a três ODS: 9 – Indústria, inovação e infraestrutura; 11 – Cidades e comunidades sustentáveis e 12 – Consumo e produção responsáveis. “Em todos os cursos estamos trabalhando com a pauta dos ODS, que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E nesse caso é uma ótima oportunidade de mostrarmos aos alunos como esses problemas afetam a comunidade com um todo e eles, como profissionais, serão convocados a apresentar soluções viáveis”, conclui a prof. Vivianne Delgado.

    Skip to content