Agende uma visita!

Alumni de Arquitetura e Urbanismo do Grupo UniEduK comemora sucesso profissional com expansão do escritório próprio

Formado em 2018, César Augusto do Nascimento investe seu tempo em projetos de diversos clientes

“Que se preparem para conhecer muito mais do que edifícios, escolas artísticas e filosóficas. Arquitetura é um estilo de vida, é conhecer o homem e seus hábitos, é conhecer a história e fazer parte da construção e da idealização da vida humana”. O recado de César Augusto do Nascimento aos estudantes e futuros estudantes de Arquitetura é um bom indicativo da paixão deste arquiteto e urbanista formado em 2018 pelo Grupo UniEduK (UniFAJ).

Atualmente, César investe todas suas energias no escritório próprio, onde atua como arquiteto responsável por desenvolver, supervisionar, administrar e aprovar junto aos órgãos competentes os projetos arquitetônicos desenvolvidos pelo escritório.

De aluno a profissional, o arquiteto faz questão de destacar uma jornada transformadora. “O César de antes da Arquitetura era um jovem com muitas expectativas, sonhos e vontade de conhecer e apreender sobre a vida. Hoje continuo sonhando, mas agora já possuo o passaporte para viajar pela maravilha que é a Arquitetura. A formação me trouxe segurança e amparo técnico, ético e social, em meu processo o aprimoramento intelectual permitiu a abertura de novas janelas e isso com toda certeza foi transformador”, comenta.

AS ESCOLHAS

César conta que escolheu estudar no Grupo UniEduK (UniFAJ) baseado em qualidade e metodologia. “Pesquisava as universidades da região e a UniFAJ era a que me ofereceria a melhor condição de formação, metodologia e localização. Fora a questão do período que, necessariamente, precisava ser noturno já que sempre trabalhei”, explica.

Em relação à profissão, o arquiteto revela ter sido um processo quase que natural, diante de suas experiências de vida. Antes de Arquitetura, César estudou música, desenho e pintura. O ambiente familiar, que deu respaldo para buscar conhecimentos, junto ao apoio que recebeu da namorada, garantiram a segurança que precisava .

“A escolha pela arquitetura foi a sintetização de tudo que esteve presente em minha vida desde a infância. Meu pai é mestre de obras há mais de 40 anos, então o canteiro de obra era lugar de passeio. Minha mãe é professora de educação infantil, formada em letras, costura, borda e por aí vão muitos talentos, além é claro da música. Esse foi o ambiente que me formou e quando descobri a arquitetura vi que tudo isso se encaixava nessa formação. Todas essas áreas me fizeram sensível para a arte e atento às questões da ocupação humana, do morar e até mesmo o construir. Por fim a escolha foi um sinal de autoconhecimento, eu reconheci a arquitetura em minha vida”, declara.

O APRENDIZADO 

Durante os 5 anos de graduação, César destaca a possibilidade de participar de muitas atividades práticas, que proporcionaram também um amadurecimento pessoal. “Durante minha formação como arquiteto e urbanista pude participar de três concursos de projetos para alunos, dois desses concursos foram promovidos pelo site Projetar.org, onde tive o privilégio de estar presente nas edições de número 8 e 20. Por fim, participei representando a UniFAJ no concurso Opera Prima, uma competição que premia os melhores trabalhos de conclusão de curso (TCC) em Arquitetura e Urbanismo do Brasil, reunindo trabalhos de cada região do Brasil em várias fases de competição.

OLHANDO PARA O FUTURO…

Como recado final, César Augusto do Nascimento fala de um cenário promissor. “Minhas expectativas são as melhores possíveis, em meio a pandemia crescemos 40% as atividades, contratamos 2 estagiários, os contratos para o ano que vem já estão alinhados e provavelmente teremos um ano muito positivo”, concluiu.

Conheça o Programa Alumni e participe!

Skip to content