Agende uma visita!


    UniFAJUniMAXFAAGROH

    ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis: O que eu tenho a ver com isso, afinal?

    Você conhece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? 

    Em síntese, os ODS fazem parte da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 para 193 líderes mundiais.

    São 17 objetivos, integrados e indivisíveis, que formam um esforço conjunto de países, empresas, instituições e sociedade civil em busca de assegurar direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, entre outros desafios de nossa sociedade.

    Com toda a certeza, o Grupo UniEduK (UniFAJ, UniMAX e FAAGROH) está engajado, incentiva, promove e acredita nessa pauta como um dos pilares do ensino baseado em problemáticas reais e há anos já desenvolve isso com seus alunos e toda comunidade.

    Hoje vamos conhecer o ODS 11. A proposta é que você mergulhe nessa jornada pela sustentabilidade do planeta e responda para si mesmo: o que eu tenho a ver com isso?

    ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis

    Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

    Você sabia que dois terços de toda a humanidade vive em áreas urbanas? Já imaginou o que isso significa em termos de moradia, mobilidade e serviços? Permitir que a inclusão, a segurança e a sustentabilidade façam parte desse cenário é a proposta do ODS 11.

    Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o desenvolvimento sustentável não pode ser alcançado sem uma transformação significativa na forma de construir e gerenciar os espaços urbanos. Levantamentos recentes dão conta de que a expansão das cidades se deu pelo rápido crescimento das cidades no mundo em desenvolvimento e com o aumento da migração rural para a área urbana.

    Por isso, as três primeiras metas desse Objetivo são: 11.1 Até 2030, garantir o acesso de todos à habitação segura, adequada e a preço acessível, e aos serviços básicos e urbanizar as favelas; 11.2 Até 2030, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos; 11.3 Até 2030, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e as capacidades para o planejamento e gestão de assentamentos humanos participativos, integrados e sustentáveis, em todos os países.

    Os alunos do Grupo UniEduK estão de olho nesses objetivos. Os alunos de Engenharia de Produção, por exemplo, estão desenvolvendo o Projeto 30D considerando as propostas do ODS 11.

    Skip to content