Agende uma visita!


    UniFAJUniMAXFAAGROH

    Quais ODS são mais abordados nas aulas do Grupo UniEduK?

    Engajado neste movimento mundial com foco no desenvolvimento sustentável, o Grupo UniEduK promove indicação dos ODS nos Planos de Ensino das unidades curriculares de todos os cursos.

    Refletir sobre o resultado de nossa ação no mundo é um processo cada vez mais intenso nas sociedades. Além de ser um processo de mudança na forma como enxergamos os impactos de nossas ações, é também uma demanda mundial, pautada principalmente pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A Educação de Qualidade é inclusive um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

    O Grupo UniEduK engajado neste movimento mundial com foco no desenvolvimento sustentável, implantou em 2020 a indicação dos ODS nos Planos de Ensino das unidades curriculares de todos os cursos. Os Planos de Ensino dos docentes indicam até três ODS pertinentes àquele conteúdo que será trabalhado em sala de aula a cada semana.

    Os cinco ODS mais selecionados correspondem a 70% das escolhas nos planos de ensino, sendo o ODS 4 – Educação de Qualidade responsável por 25% das seleções. Os outros ODS são, respectivamente, ODS 3 – Saúde e Bem-estar (22%), ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura (11%), ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico (8%) e ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis (5%).

    Com esta atuação, o Grupo UniEduK contribui para a mudança de comportamento em direção a um futuro mais sustentável. É importante destacar que os ODS são integrados e inter-relacionados, o que proporciona maior capacidade de reflexão sobre o impacto que determinado conteúdo tem na sustentabilidade. Além disso, o Grupo entende que a educação é decisiva para o desenvolvimento sustentável.

    A Unesco, em sua publicação sobre “Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, destaca que a Educação para o Desenvolvimento Sustentável “visa a desenvolver competências que capacitem as pessoas a refletir sobre as próprias ações, tendo em conta seus impactos sociais, culturais, econômicos e ambientais atuais e futuros, a partir de uma perspectiva local e global. Indivíduos também devem ser empoderados para agir em situações complexas de forma sustentável, o que pode levá-los a adotar novas direções; assim como participar em processos sociopolíticos, movendo suas sociedades rumo ao desenvolvimento sustentável”, objetivo que vem de encontro ao propósito do Grupo UniEduK: promover a educação socialmente responsável, com alto grau de qualidade, propiciando o desenvolvimento dos PROJETOS DE VIDA de seus alunos.

    Skip to content