Agende uma visita!


    UniFAJUniMAXFAAGROH

    Alunos de Psicologia do Grupo UniEduK realizam nova edição do evento #UMPORQUÊPOSITIVO

    O curso de Psicologia do Grupo UniEduK sempre buscou inovar em suas metodologias de ensino e atividades práticas e, desde 2017, realiza um projeto que aborda o tema da promoção da saúde mental.

    Esse projeto teve início em 2017, oportunidade na qual um conhecido seriado, 13 reasons why, retratava o suicídio, o que deu bastante destaque ao assunto na mídia. Assim, os alunos de Psicologia foram instigados a pensar em um projeto que abordasse a saúde mental. Eis que surgiu o projeto #umporquêpositivo, organizado por alunos do terceiro semestre  e envolvendo palestras, atividades, jogos e gincanas para estimular a reflexão sobre bem-estar e saúde mental.

    Em 2020, com a pandemia, o projeto aconteceu na modalidade on-line, com duas edições ao longo do ano, enfatizando a promoção da saúde mental no contexto de isolamento social. Neste ano, o projeto #umporquêpositivo, ocorreu de forma híbrida, com ações on-line e atividades presenciais, nos dias 17/05 e 20/05, em ambos os campi do Grupo UniEduK que ofertam o curso de Psicologia (UniFAJ – Campus 2 e UniMAX – Campus 1).

    “Fizemos uma oficina on-line com o tema do perdão e 10 oficinas presenciais sobre as habilidades socioemocionais: aceitação e respeito às diferenças, autoconhecimento, autoaceitação e autocompaixão, colaboração e gentileza, compaixão e generosidade, empatia, gratidão, perdão, resiliência, valorização de si e do outro”, comenta a professora Carolina Porto, responsável pelo projeto, juntamente com a professora Luana Luca. 

    De acordo com as docentes, os alunos fizeram um site e diversos vídeos, podcasts, jogos, além de um formulário com listas de ações para exercitar cada uma das habilidades socioemocionais abordadas no evento. Tais materiais foram divulgados nas redes sociais #umporquêpositivo e nos dias de aplicação presencial, juntamente com as oficinas. Para conferir, clique aqui

    “Esse projeto integrador é de grande relevância para a formação dos alunos, porque possibilita a promoção do desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Além disso, eles também têm a oportunidade de implementar  ações que promovam essas habilidades para outras pessoas e, principalmente,  de vincular essa experiência às disciplinas que  estão estudando. Nesse caso, temos duas disciplinas envolvidas. A primeira é Análise Experimental do Comportamento, em que eles planejam a aplicação desse experimento coletivo. A segunda é Psicologia do Desenvolvimento na Infância. Quando a gente pensa que são alunos de terceiro semestre, realizando uma ação tão relevante quanto essa, comprovamos que realmente a formação deles é diferenciada, garantindo um aprendizado de excelência”, analisa a Professora Vanessa Cristina Cabrelon Jusevicius, Gestora Acadêmica do Curso de Psicologia do Grupo UniEduK.

    “O nosso jogo estimula ações de gentileza e cooperação com o próximo. Pensar nesse jogo foi muito importante pra gente colocar esse ato em prática, principalmente em tempos de pandemia, quando é muito fundamental ser gentil com as pessoas, não pensar só em nós mesmos. Queremos passar essa ideia pra frente, não queremos que fique só no nosso grupo, só na faculdade, isso é uma coisa muito importante. A gente agradece a faculdade pelo apoio, estamos muito felizes”, afirmou a aluna Brenda Marques.

    Confira o vídeo:

    Se quiser conhecer mais sobre o Projeto #umporquêpositivo, os alunos do Grupo UniEduK estão  esperando por você  hoje, a partir das 19:00h, nas cantinas da UniFAJ – Campus 2 e UniMAX – Campus 1.

    Skip to content