Agende uma visita!


    UniFAJUniMAXFAAGROH

    Importância da Enfermagem na saúde ganhou destaque na Semana da Enfermagem do UniEduK

    O evento aconteceu entre os dias 12 e 14 de maio e foi um grande sucesso, especialmente pela organização dos alunos que planejaram o evento em detalhes

    O Grupo UniEduK promoveu, entre os dias 12 e 14 de maio, a Semana da Enfermagem, que abordou a importância da profissão e seus desafios, também relacionados ao contexto de pandemia. O diferencial ficou por conta da organização do evento, conduzida pelos próprios alunos do curso de Enfermagem, nos campi da UniMAX, em Indaiatuba, e da UniFAJ, em Jaguariúna. Os discentes formaram uma comissão de 15 integrantes que solicitou e planejou todas as atividades, com a supervisão dos professores, que se tornaram mediadores. 

    De acordo com o professor Alexandro Marcos Menegócio, orientador pedagógico do curso de Enfermagem, o intuito foi reunir diversos palestrantes, com experiências diferentes e promover uma discussão que trabalhasse tanto o contexto teórico quanto o prático, dentro das temáticas envolvidas na Semana de Enfermagem. Além disso, o evento contribuiu para o desenvolvimento de competências e habilidades nos alunos, como autonomia, liderança, interação interpessoal e trabalho em equipe. “Dentre as outras semanas de cursos que já fizemos, essa foi a que teve o maior engajamento, justamente porque os alunos estavam ativamente envolvidos no processo”, destacou Alexandro. 

    A professora Elaine Valias, gestora do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK, também falou a respeito do protagonismo dos alunos. “Nós, professores, ficamos ali na liderança, na organização do grupo, dos contatos, mas eles foram os protagonistas. O sucesso veio daí. Foi de suma importância a Semana de Enfermagem, pois eles conseguiram desenvolver competências de organização de um evento, de proatividade, além do que, estamos em um momento de protagonismo da Enfermagem e estamos conseguindo mostrar para toda a sociedade o nosso real papel. Por isso, os alunos pensaram em atividades como o convite a alguns enfermeiros inspiradores, a roda multidisciplinar, em que eles ouviram os profissionais que estão na linha de frente da pandemia”, relatou.

    Com a programação, que ocorreu na modalidade on-line (YouTube e Google Meet) e contou, também, com algumas atividades presenciais, cerca de 300 pessoas participaram, acessando as plataformas, a cada dia do evento. 

     

    Programação

    Cuidadosamente planejada pelos alunos, a Semana de Enfermagem trouxe alguns destaques. No dia 12, de maneira remota, a abertura do evento teve a palestra de Márcio Bispo, conselheiro do COREN (Conselho Regional de Enfermagem). 

    No segundo dia, as atividades ocorreram de maneira remota, sendo parte presencial, em Indaiatuba, com o Treinamento RCP. Houve ainda o relato da enfermeira Eliana Rodrigues Barbosa, na palestra “Os desafios da Enfermagem na carreira militar”, além do “Show do Milhão” e do “Evento Secreto”.

    O encerramento do evento contou, no período da manhã, com a enfermeira Dra. Cassiane Dezoti da Fonseca abordando o tema “O papel do enfermeiro na lesão renal aguda em pacientes com Covid-19”. Já durante à noite, foi promovida uma roda de conversa interdisciplinar com convidados, por meio de uma live transmitida do auditório de Jaguariúna, entre alguns destaques. 

     

    A repercussão

    Gabriela Bazeio, aluna do terceiro semestre de Enfermagem e líder da Semana de Enfermagem na UniFAJ, destacou a relevância da profissão para a vida das pessoas. “Todos os palestrantes demonstraram vertentes diferentes da importância da Enfermagem, em todas as áreas e lugares, ela faz a diferença, pois é essencial e precisa de mais reconhecimento! A Semana da Enfermagem ressaltou não só a importância dos profissionais de saúde, mas também a união tão querida e necessária para a nossa profissão”, disse Gabriela.

    “Assistir a essas palestras nos trouxe muito conhecimento e ânimo para continuar, principalmente ouvir os palestrantes que foram ex-alunos da casa, pois seus depoimentos da época da graduação e do dia a dia deles como profissionais de Enfermagem nos motivaram demais e nos fizeram acreditar que logo estaremos onde eles estão. Nos sentimos mais próximos de realizar nossos sonhos e, claro, nos sentimos mais orgulhosos ainda por fazer parte do UniEduK”, destacou a futura enfermeira.

    Daynara Batista de Oliveira, aluna do terceiro semestre de Enfermagem e líder na UniMAX, garante que participar das atividades da Semana de Enfermagem foi grandioso. “Descobrimos coisas que não conhecíamos, áreas pouco comentadas e aumentamos nossa confiança, ainda mais do que já tínhamos, em nosso Conselho Regional de Enfermagem (COREN)”, pontuou a aluna.

    Entre tantos destaques, Daynara revelou que “O Momento Confidencial só intensificou mais ainda a essência da enfermagem: cuidado, empatia, amor, carinho, humanização e simpatia; foi um momento lindo e emocionante onde mostramos como o cuidado da enfermagem fica marcado no coração dos pacientes/familiares e como nós, da enfermagem, reconhecemos o paciente e seu familiar como nossa família durante todo o período da nossa assistência”. E finalizou: “Foi muito belo; reafirmou mais uma vez, que é a Enfermagem que eu quero, que a Enfermagem me escolheu e vou me dedicar muito para me adequar à sua grandeza e complexidade”. 

     

    Confira destaques da Semana de Enfermagem

    Confira outras notícias sobre o curso de Enfermagem

    Quer saber mais sobre o curso de Enfermagem, clique aqui!

    Skip to content