Agende uma visita!


    UniFAJUniMAXFAAGROH

    ODS 14 – Vida na água: “O que eu tenho a ver com isso, afinal?”

    Você conhece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? 

    Em síntese, os ODS fazem parte da Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 193 líderes mundiais em 2015.

    São 17 objetivos, integrados e indivisíveis, que formam um esforço conjunto de países, empresas, instituições e sociedade civil em busca de assegurar direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, entre outros desafios de nossa sociedade. 

    Com toda certeza, o Grupo UniEduK (UniFAJ, UniMAX e FAAGROH) está engajado nessa pauta, adotando-a como um dos pilares do ensino baseado em problemáticas reais. Incentivando e promovendo os ODS  há anos, a Instituição  envolve não apenas seus alunos,  mas  toda a comunidade.

    Hoje vamos conhecer o ODS 14. A proposta é que você mergulhe nessa jornada pela sustentabilidade do planeta e responda para si mesmo: “O que eu tenho a ver com isso?”.

     

    ODS 14 – Vida na água

    Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

    Em 1981, a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, foi apresentada em um importante festival de música brasileira, conquistando muitos fãs. Mais que melodia e poesia agradáveis, a letra da canção, entoada até hoje, exalta a importância desse importante recurso natural. “Água que nasce na fonte serena do mundo. E que abre um profundo grotão. Água que faz inocente riacho. E deságua na corrente do ribeirão”. 

    E é exatamente a exaltação da importância das águas dos oceanos que está no ODS 14. Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), as temperaturas e a vida marinha são responsáveis por garantir que a Terra seja um local habitável. Por isso, a forma como gerenciamos tais recursos é fundamental para a sustentabilidade do planeta. 

    Nesse sentido, esse Objetivo traz metas importantes, entre as quais: 

    • 14.1 Até 2025, prevenir e reduzir significativamente a poluição marinha de todos os tipos, especialmente a advinda de atividades terrestres, incluindo detritos marinhos e a poluição por nutrientes;
    • 14.2 Até 2020, gerir de forma sustentável e proteger os ecossistemas marinhos e costeiros para evitar impactos adversos significativos, inclusive por meio do reforço da sua capacidade de resiliência, e tomar medidas para a sua restauração, a fim de assegurar oceanos saudáveis e produtivos;
    • 14.3 Minimizar e enfrentar os impactos da acidificação dos oceanos, inclusive por meio do reforço da cooperação científica em todos os níveis.

    E você, já pensou como pode contribuir com esse ODS? 

     

    Clique aqui e saiba mais sobre esse ODS!

     

    Confira notícias dos cursos em relação aos ODS

    Skip to content