Agende uma visita!


    UniFAJUniMAXFAAGROH

    Alumni de Farmácia do Grupo UniEduK desenvolve cosméticos artesanais para lançar marca própria

    Formado em 2016 na primeira turma do curso, Otávio Augusto deseja tornar mais acessíveis os produtos ao público

    O alumni Otávio Augusto Zambonatto Vieira d’Almeida concluiu a graduação em Farmácia pelo Grupo UniEduK (UniFAJ) na primeira turma em 2016. Deu início à sua carreira já no primeiro ano do curso, quando foi estagiar em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Jaguariúna, na qual permaneceu por dois anos. Em seguida, empenhou-se em um Projeto de Iniciação Científica (PIC) sobre câncer de mama, contando com o apoio do gestor do curso, prof. André Lisboa Rennó. Ao final da graduação, quando concluiu seu PIC, tornou-se o primeiro bolsista da Farmácia do Hospital-Escola Veterinário da UniFAJ. 

    Como farmacêutico formado, atuou no Hospital Estadual de Bauru e na empresa de cosméticos Artextratos Dermocosméticos, onde adquiriu bagagem profissional para criar a sua própria marca. “Por meio da minha experiência na indústria de cosméticos, estou lançando esse ano meus primeiros produtos feitos de forma artesanal. Tenho sabonetes líquidos antiacne e de vitamina C, com extratos naturais e controle de ph”, explicou o alumni.

    A expectativa de Otávio é de ser reconhecido no mercado pela qualidade com preço acessível. “Temos muitas marcas boas, porém com preços exorbitantes, o que dificulta o acesso ao consumidor. Inicialmente, tenho apenas três tipos de produtos (sabonetes), mas a previsão é de lançar, no começo do próximo ano, um gel pós-barba e um sérum revitalizante com propriedades de água termal”, destacou.

    Atualmente, trabalha como Farmacêutico Responsável Técnico (RT) na Drogaria Total em Bauru. Mesmo graduado, continuou estudando e, em abril de 2021, concluiu sua pós-graduação em Acupuntura e Medicina Chinesa.

    Escolha profissional

    A motivação para a escolha da profissão, segundo o alumni, foi a possibilidade de atuação em diferentes áreas. “Essa dinâmica de poder auxiliar tanto um paciente internado quanto de produzir um produto com finalidade estética é sensacional”, enfatizou. Otávio já teve atribuições diversas ao longo de sua carreira, e a dedicação aos estudos foi algo que aprendeu desde cedo.

    “Minha mãe foi um grande exemplo para mim, formada em Fonoaudiologia e sempre realizando cursos de especialização, mesmo enquanto sofria com câncer. Outras fontes de inspiração foram meu pai e meus avôs, maternos e paternos, todos com diploma de ensino superior”, relatou.

    Otávio relembra que, antes de ingressar no Grupo UniEduK (UniFAJ), era uma pessoa muito tímida, que não gostava de falar em público e que, graças à faculdade, houve uma mudança positiva. Ainda, segundo ele, a escolha pela instituição se deu, entre outros motivos, pela formação do corpo docente, junto da mensalidade acessível do curso, com descontos e planos de incentivo aos alunos em forma de bolsas e monitorias e o grande volume de aulas práticas. “Ganhar o prêmio de melhor trabalho de iniciação científica apresentado no Primeiro Congresso do curso de Farmácia da UniFAJ foi um dos momentos mais marcantes da graduação”, destacou.

    Skip to content