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Projeto Enfermagem na Escola é tema de Atividade Prática Supervisionada (APS) do Grupo UniEduK

Entre as ações estão a Educação em Saúde para o retorno às aulas durante o período de pandemia

O DNA do Grupo UniEduK (UniFAJ, UniMAX, Faagroh) – “Seu futuro na prática”- pode ser comprovado de várias formas. Uma delas é pela Atividade Prática Supervisionada, a APS, uma inovação acadêmica que consiste em atividades práticas, que seguem uma temática específica, sob supervisão dos docentes. Dessa forma, os alunos podem construir, de forma espiral e experimental, seu conhecimento sobre aquele tema. 

No curso de Enfermagem, a APS do quinto semestre, desenvolvida em Jaguariúna, aconteceu em parceria com o Colégio Integrado, uma escola particular de Ensino Infantil e Médio. O projeto, denominado “Enfermagem na Escola”, contou com a estruturação do acolhimento e do atendimento ao estudante na enfermaria da escola. O objetivo foi contribuir para a formação integral por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Tudo isso  com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens. 

De acordo com a gestora do curso de Enfermagem, prof. Elaine Valias, esta APS é de fundamental importância para a formação do futuro enfermeiro. “Essa atividade tem sido uma oportunidade única de aprendizagem para os alunos do quinto semestre. Trata-se de uma forma de resgatar e fortalecer as áreas de atuação do enfermeiro em Educação e Promoção de Saúde aplicadas na comunidade e  aplicar as competências trabalhadas no semestre com os módulos de Saúde da Criança e do Adolescente, garantindo uma verdadeira integração do ensino com a comunidade, além de propiciar uma experiência significativa ao aluno de uma atuação frente à pandemia”, destacou. 

Orientador pedagógico de Enfermagem, o prof. Alexandro Marcos Menegócio acredita que as atividades contribuem para o desenvolvimento de habilidades. “O projeto permite trabalhar contextos de promoção e prevenção em saúde na escola, contexto em que os alunos conseguem agregar e desenvolver competências e habilidades do cuidado da criança e do adolescente, exercer a Educação em Saúde em um contexto amplo, pois são momentos de muita integração”, disse.

Entre as ações, foram desenvolvidas campanhas informativas com folders em relação aos sintomas, cuidados e demais questões relacionadas à Covid-19, entre outras, como cólica menstrual e diarréia. “Desenvolver esse trabalho como APS – Atividade Prática Supervisionada nos proporcionou aprender e aprimorar habilidades como trabalhar em grupo, além da oportunidade de ampliar a visão do trabalho do enfermeiro que vai além da UBS e do atendimento hospitalar”, contou a aluna Laís Oliveira Gerônimo. “No primeiro momento, sentimos que não éramos capazes de tamanha responsabilidade e em tão pouco tempo, mas, conforme fomos fazendo e buscando mais conhecimentos, conseguimos realizar um trabalho maravilhoso, que nos deu muito orgulho em realizá-lo”, reforçou a aluna Renata Sanches Turini. 

Para esta APS, os graduandos de Enfermagem foram orientados pela professora Júlia Campos. “Orientar e fazer parte dessa atividade foi, ao mesmo tempo, motivador e desafiador. Poder contribuir com a sociedade e compartilhar conhecimentos e ações em saúde é uma oportunidade de aprendizado pessoal e profissional”, enfatizou.

 

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