Agende uma visita!

“A Vida Imita a Arte” é tema de atividade prática de Arquitetura e Urbanismo do Grupo UniEduK

Pesquisar sobre grandes obras artísticas foi o foco dessa Atividade Prática Supervisionada para alunos do primeiro semestre do curso

Atividades práticas desde o início do curso. A frase que faz parte do DNA do Grupo UniEduK (UniFAJ, UniMAX e Faagroh) pode ser comprovada por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo. A turma do primeiro semestre de 2021 participou de uma Atividade Prática Supervisionada (APS) denominada “A Vida Imita a Arte”. 

Trabalhado dentro da disciplina de Estética e História da Arte, o projeto consistia em realizar pesquisa sobre uma obra de arte, de qualquer período, utilizando materiais e recursos disponíveis em casa. Ou seja, sem comprar nenhum material, os futuros arquitetos foram convidados a usar a criatividade ao produzir cenários e figurinos. 

“As minhas expectativas foram superadas! Os alunos se entregaram à atividade e trouxeram resultados incríveis! Envolveram familiares, namorados, seguiram as premissas de utilizar somente o que estivesse à mão e se divertiram muito, e eu também”, enfatizou a responsável pela disciplina, prof. Rose Panetta

Assim como as demais APS, com uma temática específica e sob supervisão de docentes, os estudantes podem construir seu conhecimento sobre o tema. No caso do curso de Arquitetura e Urbanismo, cada estudante fez uma releitura própria da obra escolhida, elaborando trabalhos divertidos e, claro, aprendendo sobre diferentes períodos da História da Arte. “Eles colocaram a criatividade nas produções e aprenderam com elas. Fiquei muito satisfeita em verificar, na apresentação em sala, o quanto eles trabalharam e se empenharam para a elaboração dessas produções”, declarou a docente. 

De acordo com a prof. Rose, estudar História da Arte é fundamental na formação de cada ser humano e, mais ainda, para a mudança de olhar dos futuros arquitetos, pois, é através da manifestação artística, que compreendemos toda a evolução histórica e cultural de uma sociedade. “A vivência em recriar as obras, buscando entendê-las, faz o aluno criar uma releitura única”, explicou.

As apresentações da APS de Arquitetura e Urbanismo foram feitas de forma virtual. A aluna Talita Campos da Silva pesquisou a obra de Tarsila do Amaral, especialmente “Autorretrato ou Le Manteau Rouge”, de 1923 – Modernismo. “Gosto muito do movimento modernista e nada como Tarsila do Amaral para representação da minha APS, pois foi umas das artistas centrais da pintura brasileira e da primeira fase do Movimento Modernista Brasileiro”, disse a aluna.

Segundo Talita, a experiência foi incrível, pois ela nunca tinha se aprofundado na história de um artista. “Trazer isso para a prática foi excelente para o meu aprendizado, pois entrei literalmente na História. Isso faz com que realmente aprendamos o assunto de uma forma totalmente prática e dinâmica. Essa matéria, em específico, é muita teórica e a professora teve uma sacada fantástica com a APS. E, para minha formação profissional, é fundamental buscar referências para nossos projetos”, enfatizou.

O aluno Eujacio Emanoel reproduziu a obra “Cristo redentore benedicente”, de 1505/1506, de Raffaello Sanzio, do período do Renascimento. “Eu gostei dessa obra porque, primeiro, ela foi encomendada por uma pessoa, que pediu para o Rafaello pintar, e ele acabou fazendo um autorretrato. Eu acabei então fazendo um autorretrato meu também, simbolizando o Cristo abençoado. Estudar a História da Arte é fazer uma viagem desde o período da pré-história, da arte rupestre, até entender todas as modificações e influências para que ela tenha chegado ao que é hoje. A Arte está intimamente ligada à Arquitetura”, explicou.

Confira notícias do curso de Arquitetura e Urbanismo do Grupo UniEduK 

Skip to content