Agende uma visita!

Alumni de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK atua como Auditora Fiscal Federal Agropecuária

Foram horas de estudo e dedicação para a conquista do sonho de muitos colegas de profissão; Juliana hoje dá dicas para a aprovação em concursos públicos.

 

A Medicina Veterinária é uma área muito desafiadora, que exige, além do amor aos animais, muita dedicação aos estudos. Mas é também uma área com uma vasta e promissora carreira, que permite atuações bem diversificadas. Por exemplo, você sabia que a inspeção de produtos de origem animal é uma competência do médico veterinário? 

Juliana Franco Passarini, graduada pelo Grupo UniEduK (UniFAJ), descobriu isso bem no começo de sua graduação. A UniFAJ, na época, era bastante conceituada na clínica de equinos. Tive muito apoio da professora Evelise Andreatta, de HITPOA – Higiene, Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal, e foi na aula de Introdução à Veterinária, quando participei de uma palestra sobre o concurso do MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO – MAPA, que me proporcionou o primeiro contato com essa área”, destacou.

Amante de cavalos, de início, escolheu o curso de Medicina Veterinária por essa paixão. “Corro provas de três tambores e sempre estive envolvida com esses animais”, explicou a alumni. Porém, ao ampliar o conhecimento pelas diferentes possibilidades de atuação profissional, mudou de opinião. Quando estava se formando, descobriu que não queria seguir na área clínica. Uma escolha que exigiu um investimento grande nos estudos, mas que trouxe compensações bem positivas. “Meu pai conhecia um auditor e achou o cargo muito interessante. Quando recebi um e-mail falando sobre um curso preparatório para o MAPA, resolvi iniciar meus estudos”, relembrou. 

Juliana se preparou até que o concurso do MAPA saísse. Foi convocada em 2012 como Médica Veterinária na Prefeitura de Pedreira, para implantar e coordenar o Serviço de Inspeção Municipal. Em 2014, foi aprovada no cargo de Agente de Inspeção do MAPA, no qual permaneceu até 2018, quando assumiu a vaga como Auditora Fiscal Federal Agropecuária, por aprovação no concurso de 2017. 

Sou muito feliz na área de Inspeção de produtos de origem animal. Foi a realização de um sonho e fruto de muito trabalho, empenho e dedicação. Foram horas de vida, muito tempo e abdicações para que isso se tornasse possível. Me considero uma pessoa abençoada, já que trabalhar no MAPA é o sonho de muitos médicos veterinários”, declarou.

Tudo foi possível devido à sua determinação e ao apoio constante da família. “Ao longo do tempo de estudos, fui descobrindo que era tudo ou nada, ou eu me doava completamente, ou não teria a vida que sonhava. Hoje, mesmo após o concurso e a aprovação, sempre estou com algum projeto, curso, alguma ideia de desenvolvimento pessoal ou profissional”, enfatizou.

Para Juliana, a Inspeção de Alimentos estará ainda mais em evidência. “Tive uma boa formação. Nos cursos de hoje, essa área estará ainda mais em foco, já que é um dos maiores setores em expansão na Medicina Veterinária”

Pensando em outros alunos, Juliana criou um canal no Instagram, o @editaldavida, no qual divulga mentorias, cursos, métodos de estudo e entrevista participantes da área de Inspeção e concursados em diversas áreas. “A ideia é expandir esse método de cursos individualizado e ao vivo, que faz com que o aluno possa progredir em muito menos tempo”, disse.

Hoje, a alumni afirma que sua vida mudou completamente.O serviço público nos proporciona estabilidade, horários mais adequados e eu gosto bastante do trabalho que realizo. Caso queiram a área de Inspeção, busquem pelas legislações e se dediquem aos estudos, é uma área que vale muito a pena, tanto pelo estilo de vida, quanto financeiramente”, finalizou. 

 

Saiba mais sobre o Programa Alumni

Confira notícias sobre o curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK 

Skip to content