Agende uma visita!

Gestor do curso de Administração do Grupo UniEduK explica sobre a importância da sigla ESG

Prof. Gustavo Gabriel ressalta o cuidado das empresas sobre fatores ambientais, sociais e de governança 

Em 2004, o Banco Mundial e a Organização das Nações Unidas publicaram o intitulado “Who Cares Win”, cuja tradução para o português é “Ganha quem se importa”. À época, já se visualizava que todo modelo de negócio está profundamente entrelaçado com questões ambientais, sociais e de governança, e essa publicação remodelou três fatores essenciais para o desenvolvimento e sustentabilidade corporativa: Environmental, Social e Governance (ESG), que significa Ambiental, Social e Governança.

O termo ESG deve ser compreendido como sendo uma camada de indicadores de desempenho não financeiros, que incluem questões sustentáveis, éticas e de governança corporativa; consequentemente, quando uma empresa mantém esses indicadores bem estruturados, é decorrência natural o crescimento da receita, a redução custos, o aumento da produtividade dos funcionários, a diminuição de intervenções legais e regulatórias e a otimização de investimentos e despesas de capital, ou seja, uma forte proposta ESG ajuda uma empresa a alcançar novos mercados e expandir para os já existentes.

Adotar a ESG como criação de valor é realmente sólido, não uma moda efêmera. Uma pesquisa recente comprovou que as empresas, ao adotarem práticas sólidas de sustentabilidade, apresentam melhor desempenho operacional, resultando em fluxos de caixa mais estruturados, além de positivarem que práticas prudentes de sustentabilidade influenciam sobremaneira o retorno do investimento.

Além disso, o impacto dos valores ESG na avaliação de cada empresa também é maximizado, já que o mercado financeiro precifica positivamente as questões ESG nas ações das empresas e reconhece um risco adicional para as empresas que não incorporam esses conceitos.

Em um mundo onde as preocupações ambientais, sociais e governamentais estão se tornando mais urgentes do que nunca, os líderes devem manter essas conexões em mente e, coadunando a esse propósito, o Grupo UniEduK vem se inserindo cada vez mais nas questões ESG, destacando-se das demais IES no cenário nacional e sedimentando um bom relacionamento com o governo municipal e a população, pois reconhece seu papel de agente transformador da sociedade, sem colocar o lucro acima de tudo.

 

Professor Gustavo Gabriel Aquino Santos – Graduado em Ciências Militares e em Administração, pós-graduado em Logística Empresarial e em Bases Geopolíticas e Históricas para Formulação Estratégica. Mestre em Operações Militares/Logística. Gestor do curso de Administração do Grupo UniEduK.

 

Confira notícias sobre o curso de Administração do Grupo UniEduK 

Setor hoteleiro é tema de projeto prático de Administração do Grupo UniEduK

ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável norteiam aula do curso de Administração do Grupo UniEduK

“Circuito das Águas Paulistas e a recuperação pós Covid-19” é tema de projetos de Administração do Grupo UniEduK

Administração: uma das melhores carreiras do mercado

 

Skip to content