Agende uma visita!

Curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK é destaque em programa da Revista Horse

Gestor e orientador pedagógico do curso falaram sobre “Os desafios na formação de novos veterinários”

O Grupo UniEduK (UniFAJ, UniMAX e Faagroh) foi representado durante o programa da Revista Horse, no dia 14 de junho, pelos professores Silvio Piotto e Eryck Pinarelli, respectivamente, gestor e orientador pedagógico do curso de Medicina Veterinária. O programa “Horse Debates Equestres” teve como pauta “Os desafios na formação de novos veterinários”. O programa acontece todas as segundas-feiras, às 19h, sob o comando do jornalista Marcelo Mastrobuono. 

Entre os assuntos abordados, os docentes destacaram os três pilares fundamentais dentro do Grupo UniEduK: estrutura, metodologia de ensino e a qualidade dos profissionais. “A infraestrutura é absolutamente fundamental, porque a Veterinária tem essa característica prática, a gente trabalha com material orgânico, trabalha com animais vivos, com hospital. Nós investimos muito no hospital, em tomografia, ressonância, mais equipamentos para transformá-lo em um super polo veterinário prático, para que o aluno possa vivenciar os procedimentos  ali”, explicou o prof. Silvio.  

O gestor ainda falou sobre a pressa que o aluno tem nos dias atuais. “Nós tivemos que adaptar a metodologia para isso, com aulas diversificadas, com prática ao mesmo tempo, com transmissões ao vivo, para conseguir pegar esse novo aluno, geralmente  jovem, já que o tempo deles mudou, bem como sua concentração”, disse. 

Ao citar Confúcio, pensador e filósofo chinês, que dizia que “aquilo que ele escuta, ele esquece, aquilo que ele vê, ele lembra e aquilo que ele faz, ele aprende”, o prof. Eryck ressaltou a metodologia de ensino diferenciada. “Assim, é possível desenvolver tanto as competências de que o aluno precisa quanto as habilidades necessárias”, enfatizou.

Com a pandemia, também ficou evidente que o ensino depende de bons professores. “A pandemia nos mostrou, entre outras coisas, que a presença de um bom professor e de uma aula prática com ele é insubstituível na área da Saúde”, afirmou o prof. Silvio.

Ensino on-line 

O gestor do curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK explicou sobre o ensino durante a pandemia, com aulas transmitidas ao vivo, atendimentos clínicos de animais acompanhados pelos alunos de forma remota,  a filmagem e transmissão dentro das salas de aulas, até mesmo em cirurgias. Com isso, todos os alunos podem acompanhar em tempo real atividades importantes, como a artrodese cirúrgica de um equino.

Tudo isso, não esquecendo que o ensino na Saúde demanda o lado humano e a vivência tática. Atualmente, mais de 70% das aulas estão acontecendo de forma presencial. “Essa vivência prática é o que vai fazer a diferença na formação de qualquer profissional, tornando-nos diferentes dos demais”, disse o prof. Eryck. 

O docente explicou, ainda, que a Medicina Veterinária trata mais de 50 especialidades diferentes. “A educação é contínua e o estudo é ininterrupto. Quando o aluno encontra uma área de interesse, a gente já encaminha para os estágios específicos, para uma pós-graduação naquela área. É por isso que o Grupo UniEduK se destaca com um alto nível de empregabilidade”, pontuou o orientador pedagógico.

Dicas de sucesso

Ao se decidir pelo curso, é importante escolher uma instituição que esteja preocupada com a execução de atividades práticas, com a metodologia e a qualidade de ensino, com uma infraestrutura adequada. “O estudante tem que visitar todas as faculdades de Medicina Veterinária que ele puder para realmente vislumbrar aquilo que quer. Assim, tenho a certeza de que fará a escolha certa”, finalizou o prof. Eryck.  

 

Para assistir o programa na íntegra, clique aqui!

 

Confira notícias do curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK 

Alumni de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK atua como Auditora Fiscal Federal Agropecuária

Skip to content