Agende uma visita!

“Café com Ciências Convida” realiza encontros abertos à comunidade acadêmica do Grupo UniEduK

O objetivo é estimular o diálogo e a reflexão a respeito de temas importantes conectados com os ODS da ONU

Constituído como um espaço virtual em funcionamento desde 2020, o “Café com Ciências Convida” do Grupo UniEduK (UniFAJ, UniMAX e Faagroh) é voltado ao diálogo entre alunos do Programa de Iniciação Científica (PIC) e docentes, trazendo temas interdisciplinares previamente selecionados pelos participantes, principalmente pelos próprios alunos. Os temas são vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas – ONU. O projeto é promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares (NEPI). 

 

Os encontros acontecem às sextas-feiras, das 17h30 às 18h30, na modalidade on-line, com a mediação do professor José Jorge Tannus Neto. Toda última sexta-feira do mês, o “Café com Ciências Convida” recebe um professor para uma conversa descontraída sobre temáticas diversas. A iniciativa é aberta à comunidade acadêmica. “É um espaço que agrega e fortalece a discussão, a interação e o conhecimento de diversos assuntos e áreas. Apesar do formato remoto, permite a interdisciplinaridade”, explicou o docente.

 

A participação dos alunos é bastante dinâmica. Para a aluna Rafaela Fernanda dos Santos, do sexto semestre de Pedagogia, a proposta agrega muito, tanto na vida acadêmica, quanto para a futura vida profissional e pessoal. “Um tempo reservado às sextas-feiras para conversar de maneira alegre sobre Ciência? Isso é ótimo, fundamental. Aprofundamos os nossos conhecimentos, refinamos nossas opiniões, nos atualizamos e observamos outros pontos de vista, uma vez que os convidados são excelentes. Portanto, combatemos essa era de fake news com embasamento científico. Estou descobrindo cada vez mais o amor em fazer pesquisa, e o “Café com Ciências Convida” foi muito importante para que eu continue trilhando esse caminho acadêmico”, enfatizou. 

 

Cursando o quinto semestre de Engenharia de Controle e Automação, o aluno Isac Neidelmann também falou sobre a contribuição do projeto para sua formação. “O Café com Ciências, sem dúvidas, é um dos melhores projetos de que já participei. A diversidade de conhecimentos obtidos é revigorante. Essa diversidade é, na minha opinião, o mais importante, pois ela te tira da sua zona de conforto e te obriga a pensar de uma forma diferente, criar novos caminhos”, finalizou.

 

Saiba mais sobre o NEPI clicando aqui

 

Confira notícia sobre o NEPI do Grupo UniEduK 

NEPI do Grupo UniEduK incentiva alunos e docentes às melhores práticas de pesquisas acadêmicas

Skip to content