Agende uma visita!

Biblioteca do Grupo UniEduK realiza doação anual de livros à ONG Instituto Acervo

Em 2021, foram doados cerca de seis mil exemplares que continuarão vivos por meio de iniciativa social

Um dos benefícios do aluno do Grupo UniEduK (UniFAJ, UniMAX e Faagroh) é contar com um vasto acervo de publicações para usufruir e expandir o aprendizado adquirido em sala de aula. Mas, além de oferecer um serviço de qualidade para graduação, pós-graduação ou cursos técnicos, as Bibliotecas também realizam importante ação social ao destinar livros e revistas excedentes. 

A iniciativa acontece por meio da parceria com a ONG Instituto Acervo, que tem por objetivos, capacitar jovens, adolescentes e desempregados para o mercado de trabalho, apoio e incentivo à cultura e execução de projetos sociais. “As obras doadas não compõem as bibliografias dos cursos e não são objetos de pesquisa universitária. Contudo, quando fazemos essa doação, elas são aproveitadas e utilizadas da melhor forma possível, agregando valor e tornando-as úteis para a sociedade, explica a gestora das Bibliotecas do Grupo UniEduK, Maria Virgínia Rosa. 

O Instituto Acervo tem duas unidades de atuação: Guarulhos (SP) e Alegre (ES). As atividades oferecidas são gratuitas e desenvolvidas para atuar nas melhores condições de vida, saúde, moradia, cultura, informação, diversão etc. Entre os projetos realizados estão: Capacitar, Biblioteca Comunitária, Museu, Geração de Renda e Sustentabilidade e Geladeira de Livros. “A doação para o Instituto Acervo o Grupo UniEduK contribui para os vários projetos que se utilizam desses materiais. Os livros continuarão vivos, suas palavras e figuras serão fonte de inspiração e transformação para quem tiver contato com eles”, declara Maria Virginia. 

Em 2021, cerca de seis mil unidades foram doados à ONG, uma iniciativa que confirma a missão de “Promover a educação socialmente responsável, com alto grau de qualidade, propiciando o desenvolvimento dos PROJETOS DE VIDA de seus alunos”. E ainda contribui para o ODS 10 – Redução das desigualdades: Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra. 

“Nossas Bibliotecas estão em movimento constante e a atualização é também através das doações, do excedente. E, nesse caso, nosso objetivo não é descartar, e sim contribuir para o reaproveitamento das publicações em ações de impacto positivo para a sociedade”, conclui a bibliotecária do Grupo UniEduK. 

Os interessados em conhecer ou contribuir com o Instituto Acervo, basta acessar o site www.institutoacervo.org.br

 

Saiba mais sobre a Biblioteca UniEduK

 

Confira notícias sobre a Biblioteca do Grupo UniEduK

Skip to content