Gestão Ambiental

Gestor Acadêmico

Profa. Paula Nicacio Hirata
POR QUE ESCOLHER GESTÃO AMBIENTAL, AFINAL?

A formação acadêmica em Tecnologia em Gestão Ambiental propicia ao indivíduo uma capacitação contínua de formação técnica de qualidade no exercício das atividades práticas da profissão. A concepção pedagógica do Curso objetiva alinhar teoria e prática na promoção do conhecimento multidisciplinar, além de prover as bases para que o aluno possa desenvolver a pesquisa científica e formar-se como cidadão.

Durante o curso, procura-se despertar o indivíduo para o comprometimento pessoal com esse processo de formação, conduzindo-o a ações responsáveis, que sejam norteadas por objetivos e focadas no alcance de resultados efetivos, sempre mantendo o respeito à legislação vigente, e considerando todos os impactos que possam ser gerados em diferentes âmbitos.

O futuro profissional será estimulado a desenvolver um espírito de pesquisa e, em um mundo globalizado, ter o domínio de línguas estrangeiras para se comunicar e ter acesso direto às informações geradas nos centros que detém tecnologias.

O curso está fortemente vinculado ao progresso tecnológico. Como filosofia de gestão do Centro Universitário de Jaguariúna, as aulas práticas são de vital importância para que o aluno aprenda fazendo.

O curso ainda leva em conta os seguintes aspectos:

  • As demandas sociais e ambientais, as características econômicas e de desenvolvimento de Municípios, Estados e do Brasil;
  • O campo de conhecimento da Tecnologia em Gestão Ambiental, devidamente caracterizado, que consiste no desenvolvimento de metodologias, processos e sistemas para aperfeiçoamento das relações entre fornecedores de bens e serviços e seus clientes e consumidores em prol do bem-estar social, econômico, cultural e ético do ser

A concepção pedagógica tradicional e técnicas de procedimentos e métodos que privilegiam a memorização e a apreensão acrítica de conceitos é substituída no Curso de Gestão Ambiental da UniFAJ por uma proposta avançada de caráter pedagógico, que busca a autonomia e a troca entre professores e alunos, formando consciências criativas. Para tanto, são usadas ferramentas de ensino que contribuem para implantar um processo de ensino-aprendizagem emancipatório, permitindo a construção do próprio conhecimento.

OBJETIVO

Proporcionar aos alunos uma formação sólida, com adequada fundamentação teórico- prática, generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, para relacionar os aspectos sociais, biológicos e físico-químicos de cada ecossistema.

Possibilitar aos alunos conhecimentos que os torne aptos a interagir com profissionais que apresentem interface com as Ciências Ambientais, tais como: Direito, Administração, Biologia, Engenharias, Química, entre outras, de forma que possa atuar de forma eficiente e criativa na identificação e solução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

Específicos
  • Formar profissionais conscientes da importância de seu papel na sociedade atual;
  • Compreender as bases conceituais dos princípios humanísticos e éticos; das relações interpessoais; da comunicação e informação, dos princípios e métodos da ciência, tecnologia e do processo de trabalho;
  • Formar profissionais aptos para a inserção no mercado de trabalho na área de Gestão em geral e nos seus segmentos específicos;
  • Formar profissionais, sobretudo empreendedores;
  • Favorecer, no estudante, o desenvolvimento de seu potencial criativo, do raciocínio e de sua visão crítica do mundo;
  • Formar profissionais conscientes de seu autoaprimoramento contínuo;
  • Incentivar a criação cultural e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que se vive;
  • Incentivar a pesquisa, extensão e a investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, a nível local e
  • Utilizar e manejar apropriadamente as técnicas, os instrumentos, procedimentos e outros recursos tecnológicos aplicados na prática profissional;
  • Utilizar de forma adequada os meios de comunicação verbal e não verbal nas relações de trabalho e no atendimento ao indivíduo e/ou coletividade;
  • Buscar, selecionar e manejar informações;
  • Identificar, analisar e interpretar os problemas em Gestão, Planejamento e Ordenamento de recursos, assim como na prática profissional;
  • Utilizar o raciocínio investigativo para a compreensão dos problemas e tomada de decisões;
  • Capacitar o egresso para gerenciar, organizar, coordenar, fiscalizar, supervisionar, liderar e capacitar equipes de trabalho da sua área de competência.
Duração

4 semestres

Turno(s) ofertado(s):

Noturno

Cidade(s) onde é ofertado:

Holambra/SP

Modalidade(s) disponível(eis):

EAD/Híbrido

Pular para o conteúdo