Gestão do Agronegócio

Gestor Acadêmico

Profa. Paula Nicacio Hirata
POR QUE ESCOLHER GESTÃO DE AGRONEGÓCIO, AFINAL?

O curso de Gestão do Agronegócio abrangente oferece uma imersão profunda na gestão do agronegócio, combinando teoria e prática para equipar profissionais com as habilidades necessárias para liderar com sucesso no setor agrícola. Com um enfoque na sustentabilidade e inovação, o programa cobre uma gama de tópicos essenciais, desde a análise de mercados agrícolas até estratégias avançadas de gestão.

 

Visa formar profissionais que articulem trabalho, cultura, ciência e tecnologia no planejamento e desenvolvimento de práticas em agronegócios, criando caminhos próprios na superação de restrições situacionais, observando princípios éticos nos processos operacionais e decisórios.

 

Para tanto, os componentes curriculares integram-se e articulam-se garantindo que os saberes científicos e tecnológicos sejam a base da formação técnica. Aprofunda conceitos voltados para a prática profissional, privilegia conteúdos críticos, contemporâneos e emergentes.

 

A proposta de formação de tecnólogos para a área de gestão de agronegócios justifica- se pela crescente complexidade dos processos de trabalho decorrente do avanço tecnológico, inovação e diversidade, que exige a formação de profissionais competentes e habilitados. Os profissionais da área estarão aptos a responder aos desafios trazidos pela sociedade em constante mudança, atendendo ainda aos diferentes processos de geração de renda e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Objetivos

Gerais

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Agronegócios da UNIFAJ tem por objetivo formar profissionais capacitados para atuar no agronegócio nacional aptos a gerenciar as cadeias produtivas do setor e processos gerenciais de organizações rurais, comerciais e industriais.

Específicos
  • Formar profissionais para atuar nas cadeias produtivas do agronegócio, visando a práticas sustentáveis de viabilidade ambiental, econômica e social.
  • Assegurar a formação de profissionais capazes de dominar os processos de gestão das diversas cadeias produtivas do agronegócio desde o beneficiamento, o armazenamento, a logística, o transporte e a comercialização.
  • Formar profissionais com visão holística dos processos de gestão de empresas/propriedades rurais, com ênfase nas novas tecnologias produtivas, visando ao aumento da produção e uso racional de
  • Capacitar os egressos a planejar e projetar mercados estratégicos para o agronegócio, a partir de indicadores de mercado e de desempenho da produção no agronegócio.
  • Formar profissional capaz de avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.
  • Viabilizar aos egressos condições para atuação junto a órgãos públicos, instituições de ensino e pesquisa e organizações não-governamentais bem como prosseguir com estudos em nível de pós-graduação.

Dessa maneira, as proposições estruturam a concepção geral que sustenta o funcionamento do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Agronegócios da UNIFAJ, no seu intuito de suprir as demandas locais, regionais e nacionais de mão-de-obra especializada, possibilitando a formação do profissional com base nas recomendações emanadas das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia (Resolução CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002), bem como do Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia (2016) referendadas pelo NDE do curso.

 

Seguindo as referidas Diretrizes Curriculares Nacionais, como princípio balizador das ações e compromissos institucionais da formação, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho à ciência e à tecnologia, objetiva garantir aos alunos a formação humana, como cidadãos aptos para inserção em setores de mercado nos quais haja o emprego de tecnologias, entendidas em seu sentido mais amplo.

Duração

6 semestres

Turno(s) ofertado(s):

Noturno

Cidade(s) onde é ofertado:

Holambra/SP

Modalidade(s) disponível(eis):

EAD

Pular para o conteúdo