Agende uma visita!

Medicina

Gestor Acadêmico da Medicina da UniFAJ

Prof. Altair Massaro - gestorunifaj.medicina@unieduk.com.br

Gestora Acadêmica da Medicina da UniMAX

Profa. Valéria Vernaschi Lima - gestorunimax.medicina@unieduk.com.br

POR QUE ESCOLHER MEDICINA, AFINAL?

Um sonho de criança. Talvez esse seja um dos principais motivos apontados por quem responde à pergunta: “Afinal, por que escolher Medicina?”. Um dos motivos dessa resposta pode ser pelo fato da importância do médico para a sociedade. Mais que curar, é um profissional que está ligado à promoção da saúde, tanto do ser humano de modo individual quanto da sociedade em si.

 

Do sonho de criança ao desejo na vida adulta, é por esse motivo que a realização desse projeto de vida também é uma missão. Então, a escolha pelo Curso de Medicina, como o que é oferecido pelo Grupo UniEduK (Jaguariúna/SP ou Indaiatuba/SP), leva em conta vários elementos. Entre os principais, gostar de cuidar de pessoas! Sim, é fundamental o profissional da carreira médica ser alguém que aceita e respeita a diversidade humana e que tem disponibilidade de olhar o outro, de humano para humano.

 

Estar imbuído do bem comum é outro atributo importante para quem deseja cursar uma faculdade de Medicina. Mesmo porque, é um compromisso que o profissional vai assumir no famoso Juramento de Hipócrates: “Aplicarei os regimes para o bem do doente, segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém”.

 

MEDICINA DO GRUPO UNIEDUK

A melhoria da saúde das pessoas e populações com uma medicina de excelência e humanizada é o principal valor do Curso de Medicina do Grupo UniEduK, tanto em Jaguariúna/SP (UniFAJ) ou em Indaiatuba/SP (UniMAX).

 

Isso significa que fazer o Curso de Medicina da UNIFAJ, em Jaguariúna, ou UNIMAX em Indaiatuba é estar em uma instituição de ensino que vem se consolidando como um dos mais conceituados do Estado de São Paulo e do Brasil. E os motivos são muitos, tanto no investimento na qualidade de ensino, no corpo docente e na infraestrutura, quanto nas experiências acadêmicas proporcionadas em sala de aula, ambientes simulados e campos reais de prática em unidades básicas de saúde, ambulatórios de especialidades médicas, serviços de apoio diagnóstico e hospital-escola.

 

As atividades práticas são outro ponto forte pela abrangência e diversificação e por serem iniciadas desde o primeiro ano na atenção básica e desde o terceiro ano na atenção hospitalar. Por isso, ao escolher ser um aluno do Curso de Medicina da UNIFAJ ou UNIMAX (Jaguariúna/SP ou Indaiatuba/SP), você fará parte de uma comunidade comprometida com sua formação, rica em vivências em cenários simulados e autênticos, com atividades em pequenos grupos de estudo, de iniciação científica e de inovação e empreendedorismo. Uma formação baseada na ciência e nas melhores práticas, articulando as abordagens humanística e tecnológica.

 

CURSO DE MEDICINA RECONHECIMENTO PELO MEC

Autorizado pelo MEC com Nota Máxima (Nota 5), o Curso de Medicina do Grupo UniEduK, tanto de Jaguariúna/SP (UniFAJ) quanto de Indaiatuba/SP (UniMAX), oferece uma formação profissional diferenciada que alia ciência, tecnologia e humanização.

 

O projeto pedagógico reconhecido pelo Ministério da Educação, por meio das notas máximas obtidas em todos os itens das dimensões de avaliação, nos coloca entre os 5% Melhores Cursos de Medicina do Brasil.

 

Além desse reconhecimento, o ensino baseado em metodologias ativas de aprendizagem está alinhado às Diretrizes Curriculares de Graduação em Medicina orientadas pelo MEC e às melhores práticas educacionais utilizadas por instituições internacionalmente renomadas como as Universidades de Harvard, MIT, Oxford nos Estados Unidos; Calgary e Hamilton no Canadá; Maastricht na Holanda; e Minho em Portugal.

 

Paralelamente, a parceria com as Secretarias de Saúde dos municípios de Jaguariúna e de Indaiatuba e com os serviços de atenção hospitalar do Sistema Único de Saúde locorregional garantem aos Cursos de Medicina da UNIFAJ e UNIMAX os requisitos para oferecer uma formação capaz de certificar para a sociedade profissionais competentes com perfil de excelência.

 

CURRÍCULO

No Curso de Medicina do Grupo UniEduK, a preparação dos futuros profissionais para enfrentarem os desafios da prática médica no século XXI privilegia o desenvolvimento de capacidades éticas, científicas, de autonomia, de aprendizagem ao longo da vida, de trabalho em equipe e de responsabilidade social e ambiental.

 

Para dar respostas às necessidades da formação médica no mundo contemporâneo, o currículo do Curso de Medicina da UNIFAJ e UNIMAX está em permanente diálogo com os problemas relevantes e prevalentes da sociedade. Desse modo, seguem seis diretrizes, sendo:

  • Orientado por competência, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014, e pela necessidade de saúde das pessoas e da população;
  • Baseado em metodologias ativas de ensino-aprendizagem;
  • Integrado por meio de disciplinas básicas e clínicas; da teoria e da prática; da simulação e da realidade; e da ciência e da arte;
  • Articulado pela combinação de atividades curriculares obrigatórias, complementares, optativas e eletivas;
  • Centrado na reflexão da prática em cenários reais do Sistema de Saúde;
  • Avaliado continuamente com foco no desenvolvimento e certificação de competência.

 

Os recursos educacionais do Curso de Medicina do Grupo UniEduK contemplam biblioteca, espaços de autoaprendizagem e laboratórios básicos, de habilidades clínicas e de gestão da clínica, estando equipados com tecnologia de ponta que dão suporte à construção dos conhecimentos.

 

A combinação de práticas simuladas e reais e o uso de metodologias ativas são estratégias para o desenvolvimento contextualizado do conhecimento profissional. As simulações visam oferecer experiências práticas e certificar os estudantes antes de sua atuação em cenários reais da prática, mostrando nosso compromisso no cuidado à saúde das pessoas, desde o primeiro ano do curso.

 

Os docentes do Curso de Medicina do Grupo UniEduK atuam como especialistas, facilitadores de aprendizagem, orientadores e preceptores nos cenários do SUS. Trabalham com os estudantes distribuídos em pequenos grupos e equipes e acompanham o desenvolvimento singular de cada um. As atividades em pequenos grupos são coordenadas pelos professores e favorecem o desenvolvimento de capacidades relacionais, voltadas à comunicação, ao respeito à diversidade e ao trabalho em equipe. O processamento de problemas da prática pelos pequenos grupos favorece a aprendizagem e o raciocínio clínico-epidemiológico, assim como a identificação de necessidades de saúde e a elaboração de planos terapêuticos.

 

PARCERIAS E CONVÊNIOS

Para garantir o desenvolvimento das práticas no Sistema de Saúde, o Curso de Medicina do Grupo UniEduK possui parcerias consolidadas e instituídas por meio de convênios com as Prefeituras de Jaguariúna, Indaiatuba, Holambra, Santo Antônio de Posse, Pedreira e Amparo.

 

Em relação aos hospitais, estão conveniados o Hospital de Jaguariúna e o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) em Indaiatuba, além do hospital de Pedreira, a Santa Casa Anna Cintra e a Beneficência Portuguesa, de Amparo, e o Hospital Samaritano.

 

A cooperação com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, responde pela qualificação do projeto pedagógico do Cursos de Medicina do Grupo UniEduK em metodologias ativas e em tecnologias inovadoras na assistência, gestão e educação na saúde, havendo a participação de docentes do Instituto de Ensino e Pesquisa do HSL no corpo docente da Medicina. Além disso, os alunos do Curso de Medicina da UNIFAJ e UNIMAX participam do Programa “Médicos do Futuro” do Hospital Sírio-Libanês. Nesta iniciativa, temas da atualidade, como a telemedicina, são explorados de modo transversal e associados aos avanços tecnológicos no cuidado à saúde.

 

A cooperação com a Universidade do Minho em Portugal promove apoio ao desenvolvimento docente, à gestão e à avaliação curriculares, atuando na melhoria permanente da qualidade da formação e como potencial cenário para atividades eletivas dos estudantes.

 

Quais são as especialidades médicas em que o profissional formado em Medicina pode atuar?

Atualmente, o CFM – Conselho Federal de Medicina – reconhece 55 especialidades médicas. O documento que regulamenta isso é a Resolução CFM Nº 2.221/2018, publicada no Diário Oficial da União em 24 de janeiro de 2019. 

 

Confira a lista abaixo:

  1. Acupuntura
  2. Alergia e imunologia
  3. Anestesiologia
  4. Angiologia
  5. Cardiologia
  6. Cirurgia cardiovascular
  7. Cirurgia da mão
  8. Cirurgia de cabeça e pescoço
  9. Cirurgia do aparelho digestivo
  10.  Cirurgia geral
  11.  Cirurgia oncológica
  12.  Cirurgia pediátrica
  13.  Cirurgia plástica
  14.  Cirurgia torácica
  15.  Cirurgia vascular
  16.  Clínica médica
  17.  Coloproctologia
  18.  Dermatologia
  19.  Endocrinologia e metabologia
  20.  Endoscopia
  21.  Gastroenterologia
  22.  Genética médica
  23.  Geriatria
  24.  Ginecologia e obstetrícia
  25.  Hematologia e hemoterapia
  26.  Homeopatia
  27.  Infectologia
  28.  Mastologia
  29.  Medicina de emergência
  30.  Medicina de família e comunidade
  31.  Medicina do trabalho
  32.  Medicina de tráfego
  33.  Medicina esportiva
  34.  Medicina física e reabilitação
  35.  Medicina intensiva
  36.  Medicina legal e perícia médica
  37.  Medicina nuclear
  38.  Medicina preventiva e social
  39.  Nefrologia
  40.  Neurocirurgia
  41.  Neurologia
  42.  Nutrologia
  43.  Oftalmologia
  44.  Oncologia clínica
  45.  Ortopedia e traumatologia
  46.  Otorrinolaringologia
  47.  Patologia
  48.  Patologia clínica/medicina laboratorial
  49.  Pediatria
  50.  Pneumologia
  51.  Psiquiatria
  52.  Radiologia e diagnóstico por imagem
  53.  Radioterapia
  54.  Reumatologia
  55.  Urologia

Fonte: CFM – https://portal.cfm.org.br/ 

 

Quais são as áreas de atuação do médico?

Além das especialidades médicas, o órgão que regulamenta e reconhece as áreas de atuação médicas também é o CFM – Conselho Federal de Medicina. Ao todo, são 59. O documento que regulamenta isso é a Resolução CFM Nº 2.221/2018, publicada no Diário Oficial da União em 24 de janeiro de 2019. 

 

Confira a lista abaixo: 

  1. Administração em saúde
  2. Alergia e imunologia pediátrica
  3. Angiorradiologia e cirurgia endovascular
  4. Atendimento ao queimado
  5. Cardiologia pediátrica
  6. Cirurgia bariátrica
  7. Cirurgia crânio-maxilo- facial
  8. Cirurgia do trauma
  9. Cirurgia videolaparoscópica
  10. Citopatologia
  11. Densitometria óssea
  12. Dor
  13. Ecocardiografia
  14. Ecografia vascular com doppler
  15. Eletrofisiologia clínica invasiva
  16. Emergência pediátrica
  17. Endocrinologia pediátrica 
  18. Endoscopia digestiva
  19. Endoscopia ginecológica
  20. Endoscopia respiratória
  21. Ergometria
  22. Estimulação cardíaca eletrônica implantável
  23. Foniatria
  24. Gastroenterologia pediátrica
  25. Hansenologia
  26. Hematologia e hemoterapia pediátrica
  27. Hemodinâmica e cardiologia intervencionista
  28. Hepatologia
  29. Infectologia hospitalar
  30. Infectologia pediátrica
  31. Mamografia
  32. Medicina aeroespacial
  33. Medicina do adolescente
  34. Medicina do sono
  35. Medicina fetal
  36. Medicina intensiva pediátrica
  37. Medicina paliativa
  38. Medicina tropical
  39. Nefrologia pediátrica
  40. Neonatologia
  41. Neurofisiologia clínica
  42. Neurologia pediátrica
  43. Neurorradiologia
  44. Nutrição parenteral e enteral
  45. Nutrição parenteral e enteral pediátrica
  46. Nutrologia pediátrica
  47. Oncologia pediátrica
  48. Pneumologia pediátrica
  49. Psicogeriatria
  50. Psicoterapia
  51. Psiquiatria da infância e adolescência
  52. Psiquiatria forense
  53. Radiologia intervencionista e angiorradiologia
  54. Reprodução assistida
  55. Reumatologia pediátrica
  56. Sexologia
  57. Toxicologia médica
  58. Transplante de medula óssea
  59. Ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia

Fonte: CFM – https://portal.cfm.org.br/ 

 

INFRAESTRUTURA/LABORATÓRIO/HOSPITAL-ESCOLA

UNIFAJ

  • Laboratório de Parasitologia e Análises clínicas (Laboratórios MF- II – Bloco 12) 

Conta com: microscópios, contadores de células, sistema de transmissão de imagem; coagulômetro, refratômetro,  centrífuga para microhematócrito, câmara de neubauer, câmara de suta, analisador bioquímico, equipamento de eletroforese, contadores de células, contador diferencial de células, etc. 

  • Laboratório Imunologia, microbiologia (Laboratórios MF- II Bloco 12)

Conta com: microscópios, sistema de transmissão de imagem, estufa bacteriológica, centrífugas de tubos, autoclave, vidrarias em geral de laboratórios, etc. 

  • Laboratório Fisiologia e bioquímica (Laboratórios Fisiologias I e II  Bloco 12)

Conta com: pHmetro, estufa de esterilização e secagem, espectrofotômetro, fotômetro de chama, vidrarias diversas.

  • Laboratório Citologia, histologia e patologia geral (Laboratórios MF – III e IV  bloco 13)

Conta com microscópios, sistema de transmissão, laminários de histologia, citologia, patologia geral e vidrarias para laboratório, etc. 

  • Laboratório Anatomia úmida e seca (Laboratórios V e VI  bloco 14) 

Conta com bancadas e mesas específicas para cadáver, mesa digital, atlas anatômico, peças anatômicas sintéticas e cadavéricas, esqueletos diversos, sistemas anatômicos, etc..

  • Laboratório de Farmácia (bloco 14 – Aulas de processos farmacêuticos e bioquímicos)

Conta com compressora de comprimidos, amassadeira, misturador em V, prensa para comprimidos, rotavapor, bomba a vácuo, demais vidrarias de laboratório.

  • CCEM – Centro Clínico de Especialidades Médicas

Conta com bonecos, simuladores de baixa e alta fidelidade, esqueletos, cama ginecológica, macas, camas hospitalares, balanças e demais equipamentos para atendimento médico-hospitalar.

 

UNIMAX

  • Laboratório de Histologia /Embriologia/Genética (Morfofuncional I)

Conta com microscópios, atendendo as aulas de Histologia, Embriologia e Genética, equipados por lâminas histológicas e modelos anatômicos para embriologia.

  • Laboratório de Análises Clínicas e Imunologia Clínica (Morfofuncional II)

Conta com microscópios, atendendo as aulas das disciplinas com Análises Clínicas e Imunologia Clínica. Possui Kits bioquímicos, recursos manuais e equipamentos para a realização de exames clínicos.

  • Laboratório de Microbiologia/Patologia/Parasitologia (Morfofuncional III)

Conta com microscópios, atendendo às aulas de Microbiologia, Patologia e Parasitologia com os respectivos laminários, equipamentos e insumos para as aulas. Possui área Técnica para preparo dos recursos técnicos para as aulas.

  • Laboratório de Anatomia/Fisiologia (Morfofuncional IV)

Conta com: Dois ambientes – Anatomia Seca com modelos anatômicos sintéticos e mesa digital anatômica com Softwares de anatomia e Anatomia Úmida com utilização de peças cadavéricas.

  • Laboratório de Bioquímica (Morfofuncional V)

Conta com microscópios, atendendo as aulas de bioquímica básica e clínica. Possui equipamentos para realização de exames clínicos e bioquímicos.

  • Laboratório de Habilidades Clínicas I

Conta com: cenários clínicos compostos por manequins de simulação para cuidados em primeiros socorros, cuidados médicos e enfermagem. Possui manequins de baixa e média fidelidade.

  • Salas Educar

Conta com: jogo de poltronas para simulação de atendimento domiciliar ao paciente.

  • Laboratório de Manipulação e Tecnologia Farmacêutica ( Farmácia)

Destinado à preparação de medicamentos, cosméticos, controle de qualidade de produtos farmacêuticos em geral. Possui mini-indústria farmacêutica: misturador em V, granulado, estufa de secagem, masseira, drageadeira e compressora de comprimidos.   

  • CEEM – Centro-Escola de Especialidades Médicas

Conta com: enfermaria e manequins de simulação para cuidados em primeiros socorros, cuidados médicos e enfermagem. Possui manequins de baixa e média fidelidade; salas de Simulação (Estações Clínicas); salas de consulta médica com debriefing, etc. 

DIFERENCIAIS

Entre os diferenciais dos Cursos de Medicina do Grupo UniEduK, você encontra:

  • Formação ética, crítica e reflexiva;
  • Articulação entre ciência e humanização;
  • Acompanhamento das trajetórias singulares de formação dos estudantes da graduação em Medicina;
  • Metodologias ativas em pequenos grupos, diferente de outras faculdades de Medicina;
  • Práticas simuladas e no Sistema de Saúde desde o primeiro ano, para que você saiba como ser tornar um bom médico;
  • Preceptores e docentes acompanham as atividades no Sistema de Saúde;
  • Biblioteca com acervo atualizado e disponível para acesso remoto;
  • Carga horária protegida para estudos autodirigidos durante o curso de Medicina integral;
  • Programas acadêmicos de extensão e pesquisa;
  • Compromisso social com a qualidade da saúde em Indaiatuba, Jaguariúna e região, valorizando, de fato, quem precisa de um médico;
  • Acompanhamento psicopedagógico do estudante do Curso de Medicina;
  • Docentes capacitados que te ajudarão a descobrir o porquê ser um médico;
  • Currículo orientado por competência profissional;
  • Laboratórios básicos e clínicos equipados com tecnologia de ponta que agregam valor à faculdade de Medicina;
  • Atividades hospitalares desde o 3º ano.

 

UNIFAJ

Curso de Medicina autorizado pelo Ministério da Educação através da Portaria nº 119. DOU 23/04/2020. Clique aqui, caso deseje consultar a publicação.

 

Campus exclusivo para o Curso de Medicina –  CCEM (Centro Clínico de Especialidades Médicas), localizado na Rodovia Adhemar de Barros (SP 340), km 127, nº280, Tanquinho Velho.

 

Este é o sexto campus da UniFAJ e conta com mais de 2.300 m² de área construída. O objetivo é atender a população de Jaguariúna e ser um espaço para a prática da Medicina pelos estudantes para que aprendam ainda mais como se tornar um bom médico. O local beneficiará também cidades da região em diversos aspectos, entre eles, o educacional e a melhoria nos índices de saúde pública.

 

O prédio é composto por anfiteatro; salas para atendimento de pequenos e grandes grupos; laboratório de habilidades em que os alunos, com bonecos e/ou atores, simulam cenário do cotidiano e profissionais altamente qualificados irão analisar, corrigir e melhorar os processos ensino-aprendizagem dos estudantes da graduação em Medicina.

 

No campus também há enfermarias que simulam o ambiente hospitalar trabalhando de forma multidisciplinar a fim de preparar médicos qualificados e familiarizados com o processo saúde-doença. Além de laboratórios (100 ou 50m², dependendo da atividade desenvolvida) destinados à realização de práticas.

 

UNIMAX 

Curso de Medicina autorizado pelo Ministério da Educação através da Portaria nº 786. DOU 01/11/2018. Clique aqui caso deseje consultar a publicação.

 

Campus exclusivo para o Curso de Medicina – CEEM – Centro Escola de Especialidades Médicas da UniMAX com 3 mil metros quadrados de construção, localizado na Rua Eurico Primo Venturini e conta com centro cirúrgico, consultório, salas de estudo, enfermaria, salas de consulta com debriefing, simulação de atendimento domiciliar, espaço de atendimento de recursos terapêuticos, entre outros. Ao todo são três andares.

 

A finalidade é propiciar a formação dos estudantes do Curso de Medicina e da área de saúde e ser um espaço onde poderão praticar desde os procedimentos mais simples aos mais sofisticados.

 

No local, os alunos da graduação em Medicina irão, ainda, treinar atendimentos domiciliares, ambulatoriais e hospitalares, pronto-atendimento, urgências e emergências. O local também é disponibilizado para a atualização de diversos profissionais da saúde.

 

Já a comunidade é beneficiada com as especialidades de endocrinologia, nefrologia, reumatologia, cardiologia, gastroenterologia, psiquiatria, neurologia, pneumologia, cirurgia geral e dermatologia. O local é equipado com oito consultórios médicos e inicia com uma capacidade de mil pacientes por semana, podendo ampliar conforme as normas de segurança diante da pandemia, atendendo de forma efetiva quem precisa de um médico.

Qual o valor da inscrição do Vestibular de Medicina?

A taxa de inscrição do Vestibular de Medicina é de R$200,00.

Como faço para me inscrever na faculdade de Medicina?

Para se inscrever no Vestibular de Medicina, é necessário acessar o site grupounieduk.com.br ou entrar em contato com um dos nossos consultores pelo telefone 0800 775 5555.

O Vestibular de Medicina on-line é seguro?! Como os candidatos são monitorados?!

Sim, o Vestibular de Medicina on-line é totalmente seguro. O Processo Seletivo, realizado no ambiente on-line, possui ferramentas de segurança, monitoramento e utilização de dados biométricos, entre outros itens de segurança em nível internacional, que garantem sua lisura e transparência.

Como funcionam as entrevistas do Vestibular de Medicina?

Nós, do Grupo UniEduK entraremos em contato com os classificados no Vestibular de Medicina, agendando uma entrevista pelo Google Meet para conhecer melhor o perfil do candidato à faculdade de Medicina em SP (Indaiatuba e Jaguariúna).

Ao realizar o Vestibular de Medicina, consigo alguma bolsa de estudo?

Não há bolsas de estudos institucionais para o Curso de Medicina do Grupo UniEduK. Os candidatos interessados em bolsas de estudo poderão concorrer ao ProUni Federal ou conhecer os financiamentos e parcelamentos que nossa instituição de ensino superior possui.

Qual o conteúdo da prova para a graduação em Medicina?

Todas as informações sobre o conteúdo da prova para a graduação em Medicina estão no edital.

A prova do Curso de Medicina vale para as duas unidades?

Não. O candidato deve optar, no ato da inscrição, para qual instituição de ensino concorrerá (UniFAJ em Jaguariúna ou UniMAX em Indaiatuba).

O Curso de Medicina do Grupo UniEduK aceita transferência externa?

Sim, mas, no momento, este processo é somente para ingressantes no primeiro semestre do Curso de Medicina. O Processo Seletivo para transferências é realizado em Edital específico, caso haja vagas disponíveis.

Quais as metodologias de ensino empregadas na graduação em Medicina do Grupo UniEduK?

As metodologias de ensino são a PBL (Problem-Based Learning), Integrado (básico-clínico; teoria-prática; simulação-realidade; e ciência-arte) e baseado em metodologias ativas de ensino-aprendizagem com mais de 50% de aulas práticas desde o início do curso.

Quanto custa um Curso de Medicina?

Para 2022, o valor da faculdade de Medicina é de 14.634,67 mensais, porém pagando até o 5º dia útil de cada mês, você adquire 25% de desconto de pontualidade, portanto, o valor da mensalidade fica R$10.976,00.

O Grupo UniEduK possui algum tipo de financiamento para Medicina?

Sim, o Grupo UniEduK possui parceria com o Banco Bradesco para concessão de financiamentos estudantis com taxas de juros diferenciadas para quem cursa Medicina.

A graduação em Medicina é avaliada pelo MEC?

Sim, o Curso de Medicina do Grupo UniEduK foi autorizado pelo MEC com Nota Máxima (Nota 5), além disso, oferece uma formação profissional diferenciada que alia ciência, tecnologia e humanização.

Quem são os coordenadores do Curso de Medicina?

Em Indaiatuba (UniMAX), Valéria Vernaschi Lima, graduada pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Ela também possui mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e em Educação para Profissionais de Saúde pela University of Illinois at Chicago, doutorado em Saúde Pública pela USP e pós-doutorado na Escola Nacional de Saúde Pública- Fiocruz. Atualmente, é professora associada ao Departamento de Medicina e do Mestrado em Gestão da Universidade Federal de São Carlos.

 

Em Jaguariúna (UniFAJ), Altair Massaro, médico, com residência em tocoginecologia pelo Departamento de Tocoginecologia da FCM-UNICAMP e mestrado em Saúde Coletiva pelo Departamento de Medicina Preventiva Social da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Quanto tempo dura o Curso de Medicina?

A duração total do curso é de 12 semestres (6 anos), sendo que o Curso de Medicina é integral, isto é, as aulas podem ocorrer no período matutino, vespertino e até noturno em algumas ocasiões, de acordo com a carga horária estabelecida.

Quanto ganha um médico?

De acordo com a FENAM – Federação Nacional dos Médicos, em 2021, o piso salarial do médico e o valor mínimo de consulta na medicina suplementar, no Brasil, é de:

 

  • R$ 16.106,38 para a jornada de 20 horas semanais e;
  • R$ 197,79 por consulta. 

 

Segundo a Federação, o piso salarial dos médicos era definido pela Lei no 3.999/1961, que o vinculava ao valor do salário mínimo, o que foi proibido pela Constituição Federal de 1988. Desde então, passou a ser corrigido pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Considerado um grande desafio para a área médica, há seis anos, tramita o Projeto de Lei (PL) n. 765/2015, que tem a finalidade de fixar o novo piso salarial dos médicos. Em 2021, o PL continua na Comissão de Família e Seguridade Social (CSSF), primeira parada no longo caminho que tem que seguir no Congresso Nacional.

 

Fonte: FENAM – http://www.fenam.org.br/

Preencha o formulário abaixo e receba no email a grade curricular:
Duração

12 semestres - Bacharelado

Turno(s) ofertado(s):

Integral

Cidade(s) onde é ofertado:

Jaguariúna/SP (UniFAJ) e Indaiatuba/SP (UniMAX)

Modalidade(s) disponível(eis):

Presencial

“Sou natural de Indaiatuba. Desde o projeto inicial da UniMax, senti e vi todo o investimento do Grupo UniEduK, no município, no setor de saúde e na implantação de um curso de suma importância para toda uma sociedade”

Dálida Tereza Benvenú, Aluna do Curso de Medicina

“Eu escolhi o Curso de Medicina do Grupo UniEduK, pois aprendemos na prática.Com o método PBL, temos contato direto com os pacientes desde o início do curso, seja nas UBS ou até mesmo em práticas com pacientes simulados. E eu acredito que isso contribui muito para a formação do médico”

Gabriela Jorge El Rassi, Aluna do Curso de Medicina

“[Escolhi o curso de Medicina da instituição], porque já fui aluna de Medicina Veterinária da UniFAJ que pertence ao Grupo UniEduK e sei o quanto a didática e os professores são eficazes”

Renan Martelli Scafi, Aluna do Curso de Medicina

"Desde que me entendo por gente, sonho em ser médico. Já no último ano do ensino médio, comecei minha preparação para entrar no Curso de Medicina. Pelo ENEM 2019, surgiu a oportunidade de realizar este sonho aqui no Grupo UNIEDUK”

Leonardo de B. Lange Filho, Aluno do Curso de Medicina

Skip to content