Odontologia

Gestor Acadêmico

Prof. Custódio Tavares Dias Neto

gestorunimax.odontologia@unieduk.com.br

POR QUE ESCOLHER ODONTOLOGIA, AFINAL?

Antes de responder a essa pergunta, temos uma outra: afinal, qual é a diferença entre o dentista e o odontologista?

Especialistas da área respondem: NENHUMA. As duas palavras são sinônimas e ambos os profissionais são responsáveis por proporcionar a saúde bucal e a qualidade de vida.

Em primeiro lugar, o cirurgião-dentista ou odontologista é como um artesão que, além de promover saúde, desenvolve a habilidade artística de esculpir o dente ou até mesmo a gengiva.

“A Odontologia é uma profissão singular. Exige dos que a ela se dedicam o conhecimento científico de um médico, o senso estético de um artista, a destreza manual de um cirurgião e a paciência de um monge. É nobre a missão do cirurgião-dentista” – PAPA PIO XII (1876-1958)

Portanto, se você é uma pessoa concentrada e detalhista, fazer a faculdade de Odontologia é uma ótima opção.

O resultado disso é a promoção da felicidade e autoestima que podem impactar diretamente na segurança, no convívio social e até mesmo na integração à sociedade de quem é beneficiado pelo trabalho do cirurgião-dentista.

Além disso, o odontologista atua dentro de um contexto integrado com outras especialidades em prol da promoção da saúde.

Por isso, a escolha pelo curso de Odontologia oferecido pelo Grupo UniEduK (Indaiatuba/SP) leva em conta vários elementos. Gostar de cuidar de pessoas é um exemplo.

Sim, é fundamental que o profissional da carreira odontológica seja alguém que aceita e respeita a diversidade humana e que tenha disponibilidade de olhar o outro, de humano para humano, conforme o famoso Juramento de Hipócrates, que você recitará em sua colação de grau:

“Prometo que, ao exercer a Odontologia, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência; nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu para sempre, a minha vida e a minha arte, de boa reputação entre os homens”

 

ODONTOLOGIA DO GRUPO UNIEDUK

A melhoria da saúde das pessoas e populações com uma Odontologia de excelência e humanizada é o principal valor do curso de Odontologia do Grupo UniEduK (Indaiatuba/SP – UniMAX).

Isso significa que fazer a graduação em Odontologia da UniMAX em Indaiatuba é estar em uma instituição de ensino que vem se consolidando como uma das mais conceituadas do Estado de São Paulo e do Brasil.

E os motivos são muitos: investimento na qualidade de ensino, no corpo docente e na infraestrutura; experiências acadêmicas em sala de aula; ambientes simulados e campos reais de prática em unidades básicas de saúde, ambulatórios de especialidades odontológicas e serviços de apoio diagnóstico.

As atividades práticas são outro ponto forte pela abrangência e diversificação e por serem iniciadas, desde o primeiro semestre, na atenção básica e, desde o terceiro ano, na clínica integrada.

Por isso, ao escolher ser um aluno do curso de Odontologia da UniMAX, você fará parte de uma comunidade comprometida com sua formação, rica em vivências em cenários simulados e autênticos, com atividades em pequenos grupos de estudo, de iniciação científica, de inovação e empreendedorismo. Uma formação baseada na ciência e nas melhores práticas, articulando as abordagens humanística e tecnológica.

 

CURSO DE ODONTOLOGIA – RECONHECIMENTO PELO MEC

O curso de Odontologia do Grupo UniEduK em Indaiatuba/SP (UniMAX), foi autorizado pelo Ministério da Educação – MEC pela Portaria nº 608, de 30 de maio de 2022.

A graduação em Odontologia recebeu Nota Máxima (5) em corpo docente, infraestrutura e Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e oferece uma formação profissional diferenciada que alia ciência, tecnologia e humanização.

Além desse reconhecimento, o ensino está baseado em metodologias ativas de aprendizagem e também tradicionais, alinhado às Diretrizes Curriculares de Graduação em Odontologia orientadas pelo MEC.

A parceria com a Secretaria de Saúde de Indaiatuba e com os serviços de atenção hospitalar do Sistema Único de Saúde garantem ao curso de Odontologia da UniMAX os requisitos para uma formação capaz de certificar para a sociedade profissionais competentes com perfil de excelência.

 

CURRÍCULO

No curso de Odontologia do Grupo UniEduK, a preparação dos futuros profissionais privilegia o desenvolvimento de capacidades éticas, científicas, de autonomia, de aprendizagem ao longo da vida, de trabalho em equipe e de responsabilidade social e ambiental.

Para isso, segue as seguintes diretrizes:

  • Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia (Resolução CNE/CES 03, de 21/06/2021);
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, conforme disposto no Parecer CNE/CP N°8, de 06/03/2012, que originou a Resolução CNE/CP N°1, de 30/05/2012, nas disciplinas Saúde Coletiva II e Odontologia Legal, além da oferta da disciplina “Direitos Humanos” como Optativa.

Os recursos educacionais do curso de Odontologia do Grupo UniEduK contemplam biblioteca, espaços de autoaprendizagem, laboratórios básicos e de práticas odontológicas.

A combinação de práticas simuladas e reais, o uso de metodologias ativas e também tradicionais são estratégias para o desenvolvimento contextualizado do conhecimento profissional. As simulações visam oferecer experiências práticas e certificar os estudantes antes de sua atuação em cenários reais da prática, mostrando nosso compromisso no cuidado à saúde das pessoas, desde o primeiro ano do curso.

Os docentes do curso de Odontologia do Grupo UniEduK atuam como especialistas, facilitadores de aprendizagem, orientadores e preceptores nos cenários do SUS.

Além disso, trabalham com os estudantes distribuídos em pequenos grupos e equipes e acompanham o desenvolvimento singular de cada um. As atividades em pequenos grupos são coordenadas pelos professores e favorecem o desenvolvimento de capacidades relacionais, voltadas à comunicação, ao respeito à diversidade e ao trabalho em equipe.

PARCERIAS E CONVÊNIOS

Para garantir o desenvolvimento das práticas no Sistema de Saúde, o Curso de Odontologia do Grupo UniEduK possui parcerias consolidadas e instituídas por meio de convênios com a Prefeitura de Indaiatuba.

 

Quais são as especialidades odontológicas em que o profissional formado em Odontologia pode atuar?

Atualmente, o CFO – Conselho Federal de Odontologia reconhece 23 especialidades dentro da Odontologia.

  • Acupuntura;
  • Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Faciais;
  • Dentística;
  • Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial;
  • Endodontia;
  • Estomatologia;
  • Harmonização Orofacial;
  • Homeopatia;
  • Implantodontia;
  • Odontogeriatria;
  • Odontologia do Esporte;
  • Odontologia do Trabalho;
  • Odontologia Legal;
  • Odontologia para pacientes com necessidades especiais;
  • Odontopediatria;
  • Ortodontia;
  • Ortopedia Funcional Dos Maxilares;
  • Patologia Oral e Maxilo Facial;
  • Periodontia;
  • Prótese Buco Maxilo Facial;
  • Prótese Dentária;
  • Radiologia Odontológica e Imaginologia;
  • Saúde Coletiva.

DIFERENCIAIS

  • Curso de Odontologia aprovado com nota máxima no MEC (5);
  • Práticas na Atenção Básica do Sistema de Saúde desde o primeiro semestre;
  • Tecnologia de ponta para Odontologia Digital;
  • Metodologia mista – aliando a ativa com a tradicional;
  • Atividades em pequenos grupos;
  • Conselho Consultivo formado por profissionais especialistas na área;
  • Localizado a apenas 26 km de Campinas (RMC – Região Metropolitana de Campinas) e a 78km de São Paulo;
  • Proximidade com o Aeroporto de Viracopos.

PRINCIPAIS DÚVIDAS

  • Onde cursar Odontologia?

Sem dúvida, você deve optar pelo curso de Odontologia do Grupo UniEduK (UniMAX) em Indaiatuba. Por isso, convidamos você a nos conhecer. Você não irá se arrepender.

 

  • O curso de Odontologia é integral?

Não, o curso de Odontologia da UniMAX é ofertado em apenas um dos períodos: matutino (manhã) ou noturno (noite).

 

  • Qual a duração do curso de Odontologia? Quanto tempo dura a faculdade de Odontologia?

O curso de Odontologia do Grupo UniEduK tem duração de oito semestres, ou seja, quatro anos.

 

  • O que se estuda no curso de Odontologia?

Na graduação de Odontologia na UniMAX, entre diversas disciplinas, você estudará:

– Introdução à Odontologia;

– Histologia, Embriologia e genética;

– Anatomia;

– Saúde coletiva;

– Fisiologia humana;

– Cariologia;

– Microbiologia e Imunologia;

– Bioquímica;

– Patologia geral e bucomaxilofacial;

– Farmacologia;

– Periodontia;

– Estomatologia;

– Oclusão;

– Endodontia;

– Terapêutica Odontológica;

– Materiais Dentários;

– Dentística;

–  Emergências Médicas em Odontologia;

– Imaginologia;

– Biossegurança;

– Anestesiologia e Sedação;

– Periodontia;

– Clínica integrada;

– Prótese total;

– Prótese Parcial Removível;

– Prótese Fixa;

– Odontologia Legal;

– Bioestatística;

– Cirurgia e Trauma Bucomaxilo;

– Odontopediatria;

– Ortodontia;

– Clínica de Prótese;

– Odontologia Digital;

– Implantodontia etc.

 

  • Qual o valor do curso de Odontologia? Quanto é o curso de Odontologia?

Para o segundo semestre de 2022, o valor da faculdade de Odontologia é de R$3.590,00 mensais, para pagamento até o 5º dia útil.

 

  • Por que escolher o curso de Odontologia?

Se você se identifica com o cuidado das pessoas, tem facilidade para se concentrar, é detalhista e gosta de trabalhos manuais de precisão, a faculdade de Odontologia é para você.

Além disso, se você se interessa por áreas biológicas, promoção de saúde e gosta de trabalhar em equipe, também está no caminho certo, pois a Odontologia propicia a oportunidade de atuar de forma integrada a outras áreas da saúde.

Entre as áreas que você pode atuar estão: saúde, estética, cirurgia, odontopediatria, próteses, implantes, diagnóstico e muito mais.

 

 

  • O curso de Odontologia é difícil?

O curso de Odontologia é difícil? Essa pergunta é relativa, pois tudo depende da sua dedicação e da sua vontade de se tornar um profissional de destaque na sua área.

Parafraseando Santa Teresa de Jesus “É justo que muito custe o que muito vale”. Portanto, o seu esforço e empenho é que definirá o tipo de profissional de Odontologia que você será.

 

  • Como é o curso de Odontologia? Como funciona o curso de Odontologia?

O curso de Odontologia, desde o primeiro semestre, alia aulas teóricas práticas com foco no aprendizado prático voltado ao conhecimento de áreas anatômicas da face e da boca, além da anatomia dental, de ossos, entre outros.

O objetivo é a promoção da saúde como um todo. O curso requer dedicação, habilidades manuais e concentração. A formação traz ainda uma visão humanística a fim de proporcionar o bem-estar funcional e estético do paciente.

Para isso, o aluno realiza inúmeras atividades em manequins até se tornar capacitado para o atendimento em pacientes reais.

O curso possui, ainda, equipamentos específicos para as diversas especialidades a fim de que o aluno entenda a utilização de cada um. Ele também aprenderá também a lidar com instrumentais e materiais de consumo próprios da área.

Preencha o formulário abaixo para entramos em contato!
Duração

8 semestres - Bacharelado

Cidade(s) onde é ofertado:

Indaiatuba/SP (UniMAX)

Modalidade(s) disponível(eis):

Presencial

Skip to content
Deseja receber notificações das últimas notícias e novidades no dispositivo?    Sim! Não, obrigado!