Alunos de Arquitetura e Urbanismo da FAJ recebem palestra sobre ética profissional

Compartilhe

Representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), Alan Cury, ministrou uma palestra sobre Ética em Escritório de Arquitetura, no anfiteatro do Campus II da Faculdade de Jaguariúna, no dia 18 de abril, para os alunos de Arquitetura e Urbanismo.

De uma forma dinâmica o profissional respondeu questionamentos dos alunos sanando as dúvidas, falando da importância de um contrato, as consequências de um plágio, as configurações de projeto do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, entre outros tópicos relevantes da área.

Um tema abordado na palestra foi sobre as pessoas que fazem uso da Reserva Técnica,  um serviço de orientação que o profissional recebe um valor do cliente para indicar um produto ou serviço tendo uma porcentagem da venda. Esse hábito é condenado pelo Conselho que incentiva que o comerciante denuncie essa prática. “O CAU tem feito campanhas nacionais lutando contra essa prática. Existe um canal no site do Conselho exclusivo para Lojistas e fornecedores para que façam a denuncia de forma anônima para que o órgão possa apurar os fatos”, explicou Alan. A única forma do CAU saber e dar sequência a punição devida ao profissional, de maneira discreta, é por meio da denuncia anônima. Atualmente o estado de São Paulo possui 1/3 dos arquitetos de todo país, se tornando uma grande potência da área, portanto, o Conselho trabalha diariamente contra essa prática.

Por fim, Alan Cury orientou os futuros arquitetos que em caso de desistência de ambas as partes, cliente e profissional, do projeto antes da sua finalização devem ser acordados por meio de documento registrado se o arquiteto autoriza outra pessoa dar sequencia ao seu projeto. Se o autor da obra não autorizar, qualquer outro profissional está proibido se apropriar de um projeto que não é seu.

 

O que acontece na UniEduK

Grupo UniEduK | 1999-2024 | Todos direitos reservados ©