No dia 22 de fevereiro, os alunos do 1º semestre do curso Engenharia de Produção participaram de uma aula prática no laboratório de Circuitos Elétricos, com o intuito de fornecer conteúdo e instruções com antecedência, para que os alunos se prepararem antes de irem para a aula, ou seja, cultura de aprendizagem para motivar os alunos a serem protagonistas do seu próprio aprendizado, aulas mais participativas incluindo perguntas, discussão e aplicações práticas dos conceitos aprendidos.
“Dessa forma, o modelo tradicional de aprendizagem, em que os alunos têm o primeiro contato com o material de estudo na sala de aula e, em seguida, executam a tarefa de reforçar os conceitos aprendidos é invertida”, diz o professor Dr. Geraldo G. Delgado Neto, responsável por ministrar a disciplina.
O professor explica também que, com o método sala de aula invertida, o tempo da aula é otimizado, já que os alunos possuem conhecimento prévio da lição por meio do material fornecido com antecedência pelo professor. Com isso, a aula pode ser dedicada a aprofundar o tema e a desenvolver os assuntos importantes ou mais problemáticos. Os alunos também poderão criar o seu próprio material de estudo usando as ferramentas de ensino online e compartilhá‐lo com o grupo, colocando em prática assim a aprendizagem colaborativa uma das partes fundamentais da "Sala de Aula Invertida".