A tecnologia e a inteligência de dados no mercado de logística

Compartilhe
O advento da inteligência artificial permitiu a análise de dados em tempo real e maior eficiência nas operações

O mercado de logística e a tecnologia caminham juntos há um bom tempo. Mas o avanço da inteligência artificial trouxe um diferencial muito importante para os profissionais desse setor: a análise de dados em tempo real.

Para o gestor do curso de Logística do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), professor Rodrigo Santana, a evolução da IA dentro do contexto da logística trouxe avanços em diversos aspectos. “Áreas como movimentação, estocagem e armazenagem só funcionam se houver informação transitando do outro lado. E, quanto maior é o tratamento das informações, mais resultados e eficiência na operação”, afirma Santana.

O desenvolvimento da IA permitiu a análise de dados em tempo real. “Os dados sempre existiram, mas as ferramentas de análise em tempo real não. A inteligência artificial permitiu isso e os profissionais de logística precisam estar capacitados para fazer bom uso dessa tecnologia”, explica o gestor.

Capacitação

O poder que a tecnologia possui de aumentar a eficiência em todas as áreas como compras, suprimentos e logística são apresentadas no curso de Logística da UniFAJ. O curso de tecnólogo tem duração de quatro semestres e é oferecido nas modalidades presencial e EAD.

Durante a formação os alunos são preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho na área de logística e gestão da cadeia de suprimentos. Entre as áreas nas quais os profissionais de logística podem atuar estão:

Armazenagem e embalagem: o profissional gerencia o fluxo de produtos e materiais, desde o recebimento até a distribuição. Também é responsável por planejar e otimizar as operações de armazenagem e transporte.

Planejamento de demanda e estoques:  é responsável por gerenciar o estoque e a demanda de uma empresa, analisando dados históricos de vendas, sazonalidades e tendências

Processamento de pedidos: o profissional garante que os pedidos sejam entregues dentro do prazo estipulado. Entre suas habilidades está a de operar sistemas de rastreamento.

Transporte: esse profissional planeja, coordena e controla o fluxo de produtos e informações, desde a origem até o destino.

Gestão de qualidade: é responsável por analisar processos, identificar oportunidades de melhoria e implementar técnicas de qualidade.

Prevenção de perdas: o profissional é responsável por desenvolver estratégias para reduzir perdas, como furtos, avarias e fraudes e atua em empresas de diversos setores, como varejo e indústria.

Supply Chain Management (SCM): gerencia o fluxo de produtos, serviços, dados e finanças, desde a aquisição de matéria-prima até a entrega ao cliente.

Controller Logístico: é responsável por coordenar e supervisionar as atividades logísticas da organização. Além disso, definir as estratégias, as políticas e os procedimentos, bem como fazer o acompanhamento dos resultados e dos custos das operações.

Com a metodologia do aprendizado na prática, os alunos da UniFAJ têm a oportunidade de estarem inseridos no dia a dia da profissão desde o primeiro ano de faculdade e a parceria da instituição com empresas da região permite que os alunos logo estejam inseridos no mercado de trabalho como estagiários e tenham a oportunidade de serem efetivados.

As inscrições para o vestibular do curso de Logística na UniFAJ estão abertas. O edital do curso está disponível aqui. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 15 de março por meio deste link.

O que acontece na UniEduK

Grupo UniEduK | 1999-2024 | Todos direitos reservados ©