Iniciativa prática do curso envolveu alunos do 5º semestre
Com perspectivas diferenciadas sobre inclusão do ponto de vista de pessoas com deficiência, os relatos de dois advogados foram o fio condutor de uma atividade prática para o 5º semestre de Pedagogia que aconteceu no dia 04/05. A iniciativa prática aconteceu dentro da disciplina Inclusão e Educação Especial e com orientação do prof. Eliete Rodrigues.
“Discutir a inclusão de pessoas com deficiência é um assunto imprescindível para o futuro pedagogo, pois é uma realidade com a qual irá deparar-se em qualquer área de atuação da Pedagogia. Nessa experiência, os alunos puderam discutir o tema a partir da perspectiva da pessoa com deficiência, que vivenciam em seu cotidiano os inúmeros desafios e barreiras que ainda estão presentes na sociedade e que impedem sua plena participação, seja no âmbito educacional ou em qualquer outro contexto”, explicou a docente.
Segundo a professora, quanto maior a proximidade com estas questões que afetam a vida de muitas pessoas, maior será a possibilidade de atuação e de eliminação de estigmas em relação às pessoas com deficiência. “Desta forma, penso que os alunos poderão desenvolver maiores conhecimentos e experiências para sua futura atuação profissional”, comentou.
Para a aluna Andreza Mendonça Machado, a escolha do tema foi acertada. “Com a palestra foi possível entender um pouco melhor o que a pessoa com deficiência enfrenta no seu dia a dia, quais as dificuldades desde a época de escola até atualmente. São histórias diferentes, mas que se assemelham devido ao descaso e preconceito que passam por parte de uma sociedade mal educada que não respeita os outros. Foi aberto para refletirmos qual a importância de se trabalhar com a inclusão da diversidade desde a infância, e que diferença isso faz. Foi um tempo muito enriquecedor, cheio de emoções e verdades, pois era a vida dos palestrantes e as nossas que estavam sendo usadas como exemplo vivo”, disse.
Colega de classe, Thais Renata Sampaio também achou a discussão relevante. “Pedagogia não pode só ensinar o básico, só os princípios alfabéticos para que a criança possa caminhar. A Pedagogia tem o poder de fazer com que a criança se sinta existente no meio onde ela vive. Então, se tenho uma criança com necessidade de inclusão e não tenho conhecimento, eu fico despreparada para uma demanda que já é grande. E o Pedagogo precisa ter esse tipo de formação e reconhecer a importância desses assuntos”, contou.
De acordo com a docente responsável, a atividade foi muito bem sucedida. “A recepção e envolvimento dos alunos foi muito grande e tenho certeza, puderam vivenciar uma experiência ímpar. Toda essa oportunidade surgiu a partir dos próprios alunos, como resultado de uma proposta de atividade em grupo. O resultado foi muito positivo e superou as expectativas”, concluiu.
26/06/2017