Agende uma visita!

Alumni de Educação Física do Grupo UniEduK é destaque no time de futebol feminino do Santos Futebol Clube

Rita Bove comemora 10 anos da graduação realizada no campus UniFAJ

Aquela expressão “jogar um bolão” para se referir a alguém que domina muito bem suas atividades não é apenas uma metáfora para a alumni Rita Bove. Formada em 2011 em Educação Física pelo Grupo UniEduK (UniFAJ), Rita é atleta titular e uma das destaques do time de feminino de futebol do Santos Futebol Clube.

Também conhecida como Sereias da Vila, a equipe está em alta na tabela do Brasileirão – Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. Na partida do dia 21 de abril, por exemplo, Rita foi a autora de um dos gols que deu a vitória ao time da Vila Belmiro.

Mas além de celebrar uma bela carreira em um esporte que durante muito tempo foi predominante masculino, Rita também comemora 10 anos de conclusão de outro grande sonho: conquistar o diploma do curso de Educação Física.

“Pra mim o estudo sempre foi uma prioridade. Acredito que a educação transforma as pessoas e de fato transformou a mim e a minha vida. Minha família sempre me deu todo apoio para que este “sonho” universitário se tornasse realidade. Eu sou atleta e foi através de uma parceria entre esporte e educação que tive a oportunidade de me graduar”,  contou a alumni.

A JOGADA

Driblar adversários faz parte do dia a dia de Rita. Ex-participante do projeto Gol de Menina, parceria da UniFAJ com a Prefeitura Municipal de Jaguariúna, a alumni enfrentou o desafio de ser atleta profissional e estudante universitária.  “Eu ganhei uma bolsa de estudos 100% na UniFAJ através de uma parceria entre o clube que eu jogava e a universidade. Então, abracei a oportunidade. Mas mesmo que não tivesse uma bolsa de estudos eu escolheria a UniFAJ pela qualidade de sua infraestrutura, pela qualidade da grade curricular do curso e principalmente pela qualidade do seu corpo docente”, afirma a alumni.

VISÃO DE JOGO

Segundo a alumni, o aprendizado durante a graduação em Educação Física foi além da sala de aula. De forma prática, Rita viu os conhecimentos interagindo em sua vida, inclusive nas estratégias dentro de campo. “O aprendizado durante os anos de curso me fizeram ter um olhar diferente sobre as coisas. Me fez ser alguém mais crítica e argumentativa sobre as mais diversas opiniões e visões do mundo. Ampliou o leque de possibilidades. E na parte profissional, enquanto atleta, me fez entender os porquês de cada trabalho, ter melhor leitura de jogo dentro de campo, além dos maiores cuidados com o corpo, alimentação. Enfim, me fez entender os processos trazendo um olhar muito mais profissional do mesmo”, explica.

DE OLHO NO PRÓXIMO LANCE  

Rita participou de muitas competições e chegou a ser convocada para a Seleção Brasileira. E apesar de uma carreira consolidada, sabe que a vida de atleta tem um limite. Por isso, a alumni é grata à jornada de aprendizado, a todo esforço, e acredita que pode se manter no mercado de trabalho com outras perspectivas.

“Sou uma pessoa simples, vinda de família humilde do interior do Estado de São Paulo, mas em nenhum momento desisti do sonho universitário. A graduação era um objetivo, enfrentei e abri mão de muitas coisas para poder conquistá-lo. Saí do conforto dos braços da família muito jovem, aos 14 anos, para realizar o sonho de me tornar uma atleta de futebol e, consequentemente, ter um diploma da faculdade. Passei noites em claro estudando para provas, viajava em dias de jogo com artigos científicos para serem lidos, lições para serem feitas, e ainda assim estava lá, firme e forte. Recusei propostas de atuar no exterior por querer terminar minha faculdade e concluir aquela que era a principal meta. Foi desgastante, foi sofrido, mas valeu muito a pena. E hoje posso dizer que me sinto realizada, pois através de um sonho consegui realizar dois: ser atleta de futebol e me tornar uma profissional de Educação Física”, conclui.

Podemos dizer então, parafraseando o hino de um importante time de futebol, “agora, quem dá bola, é a Rita Bove”!

PROGRAMA ALUMNI

O principal objetivo do Programa Alumni é realizar entrevistas, ofertar eventos e reunir os alumni (ex-alunos) do Grupo UniEduK a fim de que possam compartilhar suas experiências com os atuais alunos de nossas IES, bem como realizar networking com outros alumni do Grupo. Entre as vantagens estão: uso do espaço físico nos campi, descontos em cursos de Pós-Graduação no UniEduK e recebimentos de Vagas de Emprego.

Você é Alumni ou conhece alguém que se formou pelo Grupo UniEduK? Fale conosco, conte sua história, divulgue seu trabalho e faça esse Programa ser ainda mais forte!

 

Imagens: acervo pessoal

 

Skip to content