Agende uma visita!

Alumni de Gastronomia do Grupo UniEduK assume cantina do Hospital Veterinário em Indaiatuba

Sandra Nanaumi formou-se pela UniMAX e tem verdadeira paixão pela culinária, definindo-a como uma linha que vai costurando e unindo pessoas ao redor da mesa

O gosto em cozinhar vem de criança, quando Sandra Nanaumi, aos finais de semana, frequentava a casa dos avós e ajudava no preparo das refeições, numa comunhão familiar, com alegria e todas as coisas que envolvem uma família. Aos 57 anos, mãe de dois filhos e avó de um menino, ela conta que se mudou para Indaiatuba em 2015, época em que conheceu os pães de fermentação natural, que  despertaram o seu interesse em conhecer melhor a técnica. 

Sandra fez alguns cursos, mas desejava mais aprimoramento, então buscou o curso de Gastronomia do Grupo UniEduK, na UniMAX, por sua estrutura física e pela nota máxima no MEC. “No começo, senti insegurança em voltar a estudar depois de tanto tempo. Porém, encontrei muitas pessoas da minha faixa etária, mais maduras, e muitos jovens iniciando a vida adulta em busca de uma profissão, gerando uma grande interação e sinergia”, comentou a alumni. “Além da parte acadêmica e técnica, tive contato muito humanizado com os professores, funcionários e colegas que se tornaram amigos inestimáveis. Tudo fluiu de forma leve e prazerosa”, complementou. 

O amor pela cozinha sempre permaneceu em sua vida, mesmo quando atuava em outras áreas. “A culinária, para mim, é uma linha que vai costurando e unindo pessoas, seja ao redor de uma mesa, seja com ela mesma”. Ao final do curso de Gastronomia, em 2019, ela e seu esposo decidiram abrir juntos um comércio de alimentos. “Decidi vender yakisoba e pizzas. Começou assim uma jornada bem eclética, mistura de culinária italiana e oriental”, contou. 

Mesmo depois da graduação, a conexão com o Grupo UniEduK permaneceu. E foi por conta da saúde do animal de estimação que o relacionamento se transformou. “Por uma obra do destino, minha cachorrinha adoeceu e decidi levá-la ao Hospital Veterinário da UniMAX.  Após sair da consulta, soube que a cantina estava em negociações para locação. Fiquei interessada e procurei os gestores para me candidatar. Em agosto de 2021, fui contemplada com a locação da cantina”, disse.  

A oportunidade de empreender junto ao mesmo grupo educacional onde realizou o sonho da graduação foi enriquecedora. “Sinto-me honrada em poder trabalhar e ser útil dentro do complexo universitário onde estudei. O público jovem renova a nossa energia e todos os dias são diferentes, com muito aprendizado”, garantiu.   

Algumas atividades práticas, que participou durante a graduação, marcaram sua vida, como o estágio na preparação do jantar dos professores, e o projeto social que teve a produção de mil ovos de Páscoa para crianças carentes. “O curso de Gastronomia apresenta muitas vertentes e caminhos e também nos proporciona um preparo técnico. Durante essa caminhada, participei de vários projetos sociais e eventos. Isso me ajudou a colocar em prática as teorias, trazendo mais segurança e agregando valores e conhecimentos”, explicou.  

Sandra faz questão de deixar um recado para quem pretende unir Gastronomia e empreendedorismo. “Para quem quer estudar Gastronomia, digo que é uma área com muitos percalços, que exige dedicação física e mental. Porém, quando você vê as pessoas saboreando suas preparações é muito gratificante. 

A alumni revela, ainda, planos para o futuro. “Tenho muitos objetivos a serem conquistados ainda. Quero me aprofundar na produção de kombucha, pães e outros produtos fermentados. Sigo trilhando um dia por vez, comemorando e agradecendo todas as pequenas conquistas. Como disse Cora Coralina, o mais importante na vida é o decidir”, finalizou. 

 

Confira notícias sobre o curso de Gastronomia do Grupo UniEduK

Skip to content