Aluno do Grupo UniEduK participa de projeto junto ao COMTUR de Jaguariúna

Oportunidade surgiu por meio de parceria entre Conselho Municipal de Turismo e UniFAJ

O Grupo UniEduK, por meio da UniFAJ, tem participado do desenvolvimento do Plano Diretor de Turismo do município de Jaguariúna. Uma das etapas lideradas pelo Conselho Municipal de Turismo – COMTUR contou com o envolvimento do aluno Nathan Meneghetti, do oitavo semestre do curso de Engenharia de Controle e Automação. 

No projeto, o futuro engenheiro elaborou relatório de demanda do setor, através da apuração de pesquisas realizadas sobre o turismo local e o perfil dos visitantes. A atividade Acadêmica é referente ao PROUNI MUNICIPAL, sendo supervisionada pela gestora do NUCA – Núcleo de Carreira, professora Ana Mielli.  

“A oportunidade de participação no setor turístico é fundamental para o conhecimento  cultural, social e econômico, sendo um diferencial nas questões de valores, pertinente a esse contexto, viabilizando a participação do aluno como um protagonista em seu meio social”, afirma a  prof. Ana. 

O relatório de demanda turística foi baseado em questionários que a Prefeitura de Jaguariúna disponibilizou para os turistas e moradores. A proposta da pesquisa realizada foi identificar qual o perfil do turista que visita Jaguariúna. Nathan apresentou o trabalho em reunião do COMTUR e foi elogiado pelos conselheiros. 

A atividade me ajudou a desenvolver mais prática na confecção de relatórios. Isso irá me auxiliar na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que terei futuramente. Fiquei satisfeito em poder colaborar com o setor de turismo da cidade”, conta o aluno.

Os resultados positivos também foram evidenciados pela secretária de Turismo e Cultura, Maria das Graças Hansen Albaran dos Santos. “Foi uma parceria muito importante para nós, porque conseguimos identificar algumas características, como o local do nosso visitante, de onde ele partiu e percebemos que, na sua grande maioria, os turistas vêm da capital, São Paulo, além daqueles da Região Metropolitana de Campinas. É uma tendência do turismo pós-pandemia, o  turista ir para locais próximos”, pontuou.

De acordo com a secretária, o desempenho do aluno foi bastante relevante. “Foi sensacional, porque a pesquisa veio totalmente explicativa. Nós conseguimos ter as respostas, conseguimos uma tabulação perfeita e ficamos extremamente felizes com a parceria público-privada que tende cada vez mais a ajudar o coletivo. O Poder Público, junto da UniFAJ, cada vez mais melhoram a qualidade de vida dos moradores de Jaguariúna  e as ações direcionadas ao turismo”, enfatizou Maria das Graças. 

O Grupo UniEduK, através do seu DNA de ensino na prática, promove atividades que preparam o aluno para o dia a dia e as reais exigências da profissão, proporcionando um alto índice de empregabilidade antes mesmo da conclusão do curso pelo aluno, inserindo-o no mercado de trabalho com qualificação. 

Além da metodologia prática de ensino, que é o seu grande diferencial, o Grupo UniEduK está sempre desenvolvendo ações de cunho social, para atender a comunidade da região de suas instituições (Indaiatuba, Jaguariúna e Holambra), contribuindo assim para a construção de uma sociedade com mais qualidade de vida, saúde, cultura, educação, entre outros, destacando a importância de parcerias.

Pular para o conteúdo