Como parte das atividades da disciplina de Geologia da Engenharia, os alunos do curso de Engenharia Civil da FAJ realizaram no dia 25 de abril um trabalho de campo nos parques do Varvito (Itu-SP) e da Rocha Moutonneé (Salto-SP).
Entre os objetivos desta atividade prática, o professor Beto Camelini destaca a observação in loco de um importante ambiente de formação de rochas sedimentares e a comprovação da ocorrência de glaciação no território brasileiro por meio da análise do sentido de abrasão da rocha Moutonneé, um exemplar geológico raríssimo, que somente ocorre no município de Salto e na Austrália.
Tanto o Varvito quanto o granito de Moutonneé foram materiais de uso bastante intensivo na construção civil da região, até serem considerados patrimônios geológicos legalmente preservados por meio dos parques visitados. O trabalho de campo possibilitou ainda o contato com um trecho do Rio Tietê, cuja poluição devido à presença de indústrias pôde ser discutida.
A visita, organizada em conjunto com a coordenação do curso, tem grande relevância na formação dos futuros profissionais, como afirma o professor Beto. “É de fundamental importância que os alunos conheçam os processos geológicos que dão origem aos recursos utilizados na construção civil, isto permitirá que eles compreendam o potencial de aplicação de cada material segundo sua composição e propriedades específicas”, explica.
[fancygallery id="26" album="303"]