Alunos da UniFAJ e UniMAX se destacam no CONIC 2023 com Projetos de Iniciação Científica Premiados

Mais uma vez, os alunos da UniFAJ e da UniMAX se destacaram pelo desempenho excepcional de seus trabalhos no Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC 2023. Com três projetos classificados entre os 10 melhores em diferentes categorias, nossos estudantes demonstraram excelência e inovação em suas pesquisas.

 

Projetos Premiados:

3º Lugar em Ciências Sociais Aplicadas:

Alunas: Ellis Costa Fabi e Lyandra Aparecida Brunca

Curso de Arquitetura e Urbanismo (UniFAJ)

Tema do Projeto: “Sentir uma obra de arte: fabricação e exposição de quadros táteis, de Tarsila do Amaral, através de impressão 3D.”

 

4º Lugar em Ciências Sociais Aplicadas:

Alunas: Ana Flávia Forner de Oliveira e Maria Vitória Grespan Carneiro

Curso de Arquitetura e Urbanismo (UniFAJ)

Tema do Projeto: “Democratização do espaço – fluxograma-tátil de uma obra de Fábio Penteado.”

 

10º Lugar em Ciências Biológicas e Saúde:

Aluna: Eduarda Fernandes Cintra

Curso de Biomedicina (UniMAX)

Tema do Projeto: “Análise do uso de terapias complementares e alternativas em pacientes com doenças autoimunes.”

 

Essa conquista destaca o comprometimento dos alunos e orientadores, além da qualidade das pesquisas desenvolvidas nas instituições, coordenadas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares – NEPI. Os projetos abordam temas relevantes e inovadores, contribuindo para o avanço do conhecimento em diversas áreas do saber e são o primeiro passo para que os alunos possam desenvolver competências inerentes à área de pesquisa científica.

O reconhecimento no CONIC 2023 não apenas celebra as conquistas individuais dos alunos, mas também ressalta o compromisso da UniFAJ e da UniMAX com a promoção da pesquisa e da iniciação científica. Essa vitória é compartilhada por toda a comunidade acadêmica, inspirando outros estudantes a perseguirem a excelência em seus projetos de pesquisa.

“Esse reconhecimento dos trabalhos de nossos alunos no CONIC, em nível nacional, demonstra mais uma vez, nosso compromisso com a formação de profissionais de alto nível e nosso empenho no despertar do aluno pelo interesse na pesquisa científica. É mais um grande reconhecimento que vem na esteira de outros recentes como nossas altas notas no ENADE e no destaque obtido no Ranking Universitário Folha, onde nossos cursos figuram nos primeiros lugares no Estado de São Paulo e Brasil”, destaca o Prof. Hércules Domingues Silva, Diretor Acadêmico da UniFAJ e UniMAX.

Os trabalhos premiados também serão apresentados no Encontro de Iniciação Científica – ENIC, que ocorrerá na UniFAJ e na UniMAX, entre os dias 28 e 30/11, onde serão apresentados mais de 200 projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso que foram desenvolvidos no decorrer do ano de 2023. O evento é aberto ao público e não necessita de inscrição prévia.

Pular para o conteúdo