Alunos de Ciências Contábeis são desafiados com aula prática de tomada de decisão

Atividade foi direcionada aos estudantes do 2º semestre para compreensão do planejamento estratégico

O planejamento estratégico, pela sua própria natureza, é uma atividade gerencial voltada para tomada de decisão, que procura intervir na realidade utilizando-se dos meios necessários para alcançar determinados objetivos no futuro. Dessa forma, empresas de diferentes setores organizam seu funcionamento e foi com esse objetivo de apresentar aos alunos as variáveis e riscos que um profissional de Ciências Contábeis enfrenta que o professor Wilson Ferrareto desenvolveu uma aula prática sobre Estruturas, Funções e Processos Organizacionais.

Com as constantes mudanças que vêm ocorrendo dentro das organizações, planejar e tomar decisões tornou-se uma tarefa extremamente complexa. “A tomada de decisão é norteada DSC_0086-Editedpor processos, através destes indicadores analisamos o ambiente com uma visão restrita sobre o ocorrido, sendo nesse momento que aplicamos o Planejamento Estratégico, mesmo sem ter conhecimento do final definimos metas, que podem vir a ser modificada durante a execução, sempre nos colocando em posição favorável frente aos concorrentes”, comenta o aluno Paulo Cesar Anadão, 2º semestre de Ciências Contábeis.

A dinâmica tinha como objetivo enfatizar os conhecimentos sobre Lógica e Planejamento Estratégico, tratando, portanto, de uma atividade destinada para a tomada de decisão que procura antecipar-se aos fatos tendo como base alguns parâmetros. As escolhas estavam definidas entre três personagens: Sansão, Dalila e Leão, no qual refletia no ganho, perda ou empate entre as equipes. As tomadas de decisões dos grupos eram baseadas em suposições e análises superficiais da concorrência, realizadas pelos estudantes.

Com o intuito de refletir sobre as funções e responsabilidades do profissional de Ciências Contábeis, a aula prática proporcionou aos estudantes uma experiência significativa para o mercado de trabalho. ”Por meio da dinâmica, pensamos antes de tomar qualquer iniciativa, fato que não aconteceriam sem esse conhecimento no nosso ambiente profissional. Além disso, a fixação do conteúdo se torna mais fácil nos deixando melhor preparados para situações parecidas no cotidiano. Em algum momento teremos que tomar decisões, falar em público, expor nossas ideias para muitas pessoas e nos expor a estas DSC_0099-Editedsituações em sala de aula, nos deixa um passo à frente no nosso futuro como profissionais”. Afirma o aluno Denis Rafael, estudante de Ciências contábeis.

Com foco nas áreas contábil, fiscal, controladoria, auditoria, controle gerencial, planejamento tributário, governança corporativa e contabilidade digital, o curso de Ciências Contábeis da MAX tem aulas em Laboratórios com sistemas contábeis atualizados ERP de primeira geração e programas do ambiente SPED, dos governos municipal, estadual, federal e previdenciário. “Através dos esclarecimentos por parte do professor aprendemos na prática, que um contador possui um leque imenso de atuações nas área de Ciências Contábeis. O conhecimento adquirido na dinâmica está nos preparando para esse futuro próximo onde gerenciaremos um setor e teremos como atribuição guiar a instituição que trabalhamos”. Paulo Cesar Anadão, aluno de Ciências Contábeis.

18/09/2017

ESCOLHA O PORTAL QUE DESEJA ACESSAR

Selecione qual vestibular deseja fazer:

UniFAJ

UniMAX

Pular para o conteúdo