Juiz, advogados de acusação e de defesa, testemunhas, jurados, vítima e réu. Estes personagens comumente presentes em um julgamento foram interpretados por alunos do curso de Direito da FAJ durante o Júri Simulado realizado no Anfiteatro do Campus I nas noites da terça e quarta-feira desta semana.
Para a representação os alunos do 1º semestre foram divididos em dois grupos em cada dia, que apresentaram diferentes júris sobre um mesmo caso. “Tivemos óticas e maneiras diferentes de ver a situação e a atuação dos alunos”, comentou a professora Marcia Conceição Pardal Cortes, da disciplina Leitura, Interpretação e Produção de Textos Jurídicos.
Os grupos fizeram a representação de um processo contra uma indústria de armas, inspirada e adaptada do livro “O Júri”, de John Grisham, e do filme homônimo.
O roteiro adaptado mostrou a situação de uma pessoa que perdeu o emprego e, não se conformando, na semana seguinte foi até a empresa portando uma arma. Chegando no seu andar, diante de seus ex-colegas, matou 11 pessoas ferindo gravemente outras cinco. Entre os mortos havia um homem, e sua viúva entra com processo por danos morais, perdas e reparações.
“Nossa ação de hoje foi mostrar a indignação em relação a fácil aquisição de armas naquele estado e naquele país, os Estados Unidos, e que até aquele momento nunca tinha ocorrido uma condenação a uma indústria de armas. Depois dessa condenação, vieram outras pequenas ações motivadas e encorajadas por essa ação a ter novas reparações de casos similares”, explicou o aluno Eduardo Medeiros, que interpretou um advogado de acusação.
Durante aproximadamente 2 horas, os participantes promoveram discussões, interpelações e argumentações até chegarem a um veredicto, exatamente como ocorreria em um julgamento real.
“A finalidade é eles mostrarem o que aprenderam no 1º semestre de terminologia jurídica e também o poder de argumentação que o profissional do Direito tem que ter, seja qual for a área que ele vai trabalhar, porque só assim ele consegue justificar as decisões e até ganhar processos”, explica a Profª Marcia.
A atividade serviu como avaliação final do primeiro semestre e será somada à média. “É perceptível a evolução dos alunos. Me lembro de como falavam no primeiro dia de aula, da postura. E como estão hoje, com postura de advogado, promotor, isso faz com que o professor saia daqui com o sentimento de dever cumprido”, comentou a docente.
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