Alunos de Educação Física fazem atividade prática em Brotas
Atividades envolveram estudantes de Bacharelado e Licenciatura
Considerada a capital brasileira do turismo de aventura, Brotas (SP) foi o destino de um grupo de alunos do 4º semestre de Educação Física – Bacharelado e Licenciatura. A visita aconteceu dia 09 e teve relação com a disciplina Atividade Física de Aventura na Natureza. “Com essa atividade prática atingimos nosso objetivo, que era a vivência dos alunos com a natureza, com os esportes de aventura e a relação com o meio ambiente. O local é bem apropriado pelas belas paisagens”, explicou o professor Luiz Guilherme Bergamo, responsável pela visita.
Os alunos foram guiados pela agência Território Selvagem Canoar, especializada neste segmento. “A experiência da vivência em Brotas foi muito boa. É legal poder sair da rotina e pôr em prática o que temos em sala de aula. Saber que podemos praticar esporte e nos divertir com atividades tão diferenciadas em meio à natureza, podendo usufruir das paisagens e tudo que a natureza tem pra nos oferecer, e ainda nos conscientizarmos da importância de preservar o meio ambiente e fauna”, comentou a aluna Renata Lima.
Após abordagens com relação à segurança e a realização de um breve aquecimento, parte do grupo seguiu para o Treeking (caminhada), que aconteceu por uma trilha de mata fechada, passando por riachos e chegando a uma linda cachoeira, onde os alunos puderam tomar banho. A outra turma realizou atividade nas Tirolesas – modalidade que surgiu na região do Tirol (Áustria) e consiste em um cabo aéreo ancorado entre dois pontos, pelo qual o praticante pode sobrevoar uma área sem muito esforço físico.
Depois de uma parada para o almoço, os alunos seguiram para as margens do Rio Jacaré Pepira, onde receberam novas instruções de segurança. O local foi o ponto de partida para a descida por botes no Rafting, outra modalidade muito praticada em Brotas.
“Eu gostei muito de sair da rotina e conhecer novos esportes. Não imaginava que a área de Educação Física pudesse ser tão ampla. Isso motiva muito”, explicou o aluno Alison Cardoso Célio.
O passeio durou o dia todo e teve a participação intensa dos alunos. “Temos que agradecer a Faculdade que viabilizou nossa visita, o que permitiu abrilhantar ainda mais o conteúdo da disciplina”, disse o professor Luiz Guilherme.
19/10/2016