A imagem mostra os alunos durante a conscientização sobre Papanicolau e HPV.

Alunos de Enfermagem realizam ações de conscientização sobre Papanicolau e HPV

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba, o curso de Enfermagem do Grupo UniEduK promove ações de informação sobre o exame Papanicolau e a doença HPV

Alunos do nono semestre do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK, em parceria com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba, realizaram ações de conscientização sobre exames ginecológicos. Durante o período de campanha, os estudantes também puderam acompanhar a realização de exames como o Papanicolau e coleta de material para identificação do HPV.

Eu gostei muito. Foi um grande aprendizado na atuação da prática do enfermeiro”, comenta a aluna Rafaela Ferreira sobre a experiência.

De acordo com a docente responsável pela iniciativa, professora Daniela de Sordi Ramos, as ações tiveram o poder de sensibilizar a população sobre a importância do atendimento na área de Saúde da Mulher, assim como trabalhar nos alunos a abordagem e o acolhimento dessas pacientes.

Esse é um projeto de extensão que rende muitos frutos. É muito gratificante aos nossos alunos e docentes participarem ativamente das políticas públicas exitosas do município”, completa a gestora acadêmica do curso de Enfermagem, professora Elaine Valias.

Da mesma forma, a aluna Lara Trindade também compartilha que o projeto foi um importante marco para sua formação acadêmica e pessoal. “Momento de rico aprendizado, (fomos) apoiados na teoria para desenvolver a prática, proporcionando o desenvolvimento de um raciocínio clínico e criativo frente às variações e normalidade encontradas”, descreve a estudante.

Os cenários de práticas são sempre muito estimulantes aos alunos. Sendo assim, o orientador pedagógico do curso de Enfermagem, professor Alexandro Marcos Menegócio, explica que isso ocorre, pois os estudantes conseguem assegurar suas habilidades psicomotoras, além da interação, que pode desenvolver habilidades de comunicação com a população atendida.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

Todas as instituições de ensino que compõem o Grupo UniEduK priorizam as aulas práticas desde o primeiro dia de aula em todos os cursos a fim de preparar o aluno para sua futura atuação profissional. Para isso, desenvolve, nas unidades de Jaguariúna (UniFAJ), de Indaiatuba (UniMAX) e Holambra (FAAGROH), mais de 1.700 aulas práticas por mês.

 

Confira notícias do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo