Uma gincana promovida pelo curso de Engenharia Civil da Faculdade de Jaguariúna resultou na arrecadação de 10.669 fraldas geriátricas que foram entregues ao Lar do Idoso São Vicente de Paulo, localizado em Santo Antônio de Posse (SP). Considerada uma atividade prática do curso, a ação envolveu 326 alunos do 1º ao 7º semestre e contou, além do ato solidário, com competições na noite da terça-feira, 26, no Campus II.
“A gincana foi uma atividade 100% prática, na qual os alunos puderam aplicar vários conceitos aprendidos nas disciplinas de Gestão de Projetos, Construção Civil, Topografia, Segurança e Engenharia do Trabalho, além de promover a integração dos alunos veteranos com os ingressantes no curso”, declara o Prof. Me. Silvio Cavallari, coordenador do curso de Engenharia Civil.
De acordo com o coordenador, outro fator importante do evento é o cunho social. “Realizamos exercícios de cidadania com os futuros engenheiros, aos quais os mesmos têm a oportunidade de realizar doações de produtos que impactam na superação das desigualdades sociais existentes na sociedade em que vivemos”, diz.
O docente acrescentou que as equipes vencedoras do evento terão direito a acrescentar uma pontuação de bonificação nas notas do segundo bimestre. “Além disso, todos os participantes da gincana receberão um diploma do evento e terão direito a convalidar horas na disciplina de atividades complementares”, informa.
DIVISOR DE ÁGUAS
A 1ª Gincana de Engenharia Civil da FAJ empolgou não só os alunos que compareceram em grande número, mas também a direção da instituição e professores.
Durante a abertura oficial, o diretor da FAJ, professor Flávio Fernandes Pacetta, parabenizou os estudantes e incentivou a presença em ações que envolvem a comunidade. “Vocês, certamente, deram um passo muito importante hoje com este ato solidário de arrecadar donativos a quem necessita. Serão profissionais preocupados, não só com a sua atuação no mercado, mas com o bem da comunidade”, disse Pacetta ao abrir oficialmente o evento.
Para o coordenador do curso, Prof. Me. Silvio Cavallari, a gincana foi um evento especial para a FAJ. “Diria até que foi um divisor de água dos cursos de engenharia, pois pela primeira vez, coordenadores, alunos e professores participaram juntos de uma competição prática envolvendo discentes de todos os semestres. Ficou evidente pela empolgação das equipes, que esse evento será um diferencial do curso de engenharia civil e voltará a se repetir nos próximos anos com muito mais qualidade.”
Cavallari defende que a vivência na pratica é, sem dúvida, o passaporte para o aluno de Engenharia Civil construir um bom alicerce para que após a sua formação seus conhecimentos possam ser amplificados dentro do mercado de trabalho, possibilitando ao recém-formado galgar os maiores patamares dentro de sua carreia. “Essas atividades também simulam adversidades comuns em todas as obras de construção civil como: liderança de equipe, prazo para conclusão do projeto, planejamento dos materiais e equipamentos, e o aluno deve "engenhar" dentro das regras da gincana, as mais rápidas e seguras soluções para o perfeito andamento e conclusão das provas”, explica.
Para participar, os universitários formaram quatro times: Verde (67 alunos), Vermelho (70 alunos), Amarelo (89 alunos) e Azul (100 alunos). As provas a serem cumpridas foram: Carrinho de mão, Levantamento de parede de Tijolos, Encontrar a altura de um determinado ponto através do uso da Estação Total, Demarcar a área de uma planta especifica, Grito de guerra e animação das equipes e Arrecadação de fraldas geriátricas.
Os estudantes receberam orientação de professores durante a execução das atividades desenvolvidas no campo de futebol, na quadra poliesportiva e no laboratório do curso de Engenharia Civil.
[fancygallery id="26" album="354"]