
Os estudantes do décimo semestre do curso de Engenharia Civil do Grupo UniEduK (UniMAX) realizaram uma visita técnica ao Museu da Água de Indaiatuba, espaço criado com o propósito de ser referência em Educação Ambiental, voltado à gestão de recursos hídricos.
A atividade fez parte da disciplina Instalações Prediais Hidrossanitárias, de Gás e de Combate a Incêndios, ministrada pela professora Karen Freitas.
Segundo a docente, no Museu, os alunos tiveram contato com o acervo que conta, sobretudo, a história da água em Indaiatuba e sua importância em uma perspectiva universal.
De acordo com informações publicadas pela instituição, o Museu é localizado em um marco histórico da cidade, a Represa de Captação do Cupini, a primeira captação de água do município, que abastece a cidade desde 1937.
Dessa forma, a professora Karen destaca que o objetivo da visita é propiciar o contato com as primeiras instalações de abastecimento de água da cidade, a fim de que os estudantes aprendam sobre gestão dos recursos hídricos e preservação ambiental.
Além disso, os alunos realizaram uma caminhada pela pela trilha na mata ciliar para, dessa forma, reconhecerem, efetivamente, a real importância de preservar o meio ambiente e o recurso hídrico. “A mata é uma das poucas florestas com remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado no estado”, explica a docente.