A imagem mostra algumas nuvens de palavras e cartas e de boas-vindas aos calouros.

Alunos de Engenharia de Produção dão as boas-vindas aos calouros do curso

Calouros receberam boas-vindas dos veteranos do curso de Engenharia de Produção, que escreveram cartas com dicas sobre o ingresso na graduação

Os alunos do nono semestre do curso de Engenharia de Produção do Grupo UniEduK realizaram uma atividade prática na disciplina de Tópicos Especiais I, ministrada pela professora Vivianne Delgado. No exercício, os veteranos escreveram cartas de boas-vindas com algumas dicas aos ingressantes.

A atividade trabalhou as competências de liderança, comunicação, empatia e pensamento crítico. As cartas abordaram desde o dia a dia acadêmico, sugestões para estudos e vida universitária até dicas comportamentais e habilidades a serem desenvolvidas.

Em sala, os alunos foram provocados a lembrarem de como foi e quais eram os sentimentos quando ingressaram na faculdade. As lembranças geraram uma nuvem de palavras e, a partir dessas palavras, os estudantes refletiram sobre quais informações trariam mais segurança àquele momento.

Uma das cartas diz em um trecho: “Ao ouvir sobre essa carta, imediatamente me lembrei do meu primeiro ano de faculdade. Que nostalgia! Sei perfeitamente o que estão sentindo: ansiedade para conhecer o campus e encontrar suas salas, conhecer pessoas e fazer amizades, preocupação com a complexidade das matérias e provas do curso (…)”

Outro complementa: “A frase que resume toda a minha vida acadêmica é: ” Você, como protagonista do seu sucesso, tem a obrigação de ir à luta”. Tendo isso em mente, tente sempre planejar antecipadamente tudo o que você vai precisar fazer e não desanime naquelas vezes que você não conseguir. Boas-vindas à melhor viagem da vida de vocês e lembre-se sempre de se divertir durante o processo. ”

Há ainda, um veterano que sugere com bom humor uma dica que considera fundamental: “Para um novo ingressante de Engenharia de Produção, a primeira coisa que eu indicaria é um café preto bem forte! ”

De acordo com a professora Vivianne, a experiência foi fundamental para a práticas de habilidades humanas. “Foi um momento de exercitarem a empatia pelos ingressantes, por já terem passado por esse momento, assim como de liderança, ao receber um novo membro em ‘sua equipe’ e promover a sua integração”, relata a docente.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

Todas as instituições de ensino que compõem o Grupo UniEduK priorizam as aulas práticas desde o primeiro dia de aula em todos os cursos a fim de preparar o aluno para sua futura atuação profissional. Para isso, desenvolve nas unidades de Jaguariúna (UniFAJ), de Indaiatuba (UniMAX) e Holambra (FAAGROH) mais de 1.700 aulas práticas por mês.

 

Confira notícias do curso de Engenharia de Produção do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo