Alunos de Fisioterapia do Grupo UniEduK participam de campanha de doação de sangue

A ação aconteceu no dia 26 de junho em Indaiatuba e fez parte do movimento “Junho Vermelho”

A Fisioterapia é uma área da Saúde que está em ascensão. A procura por um fisioterapeuta hospitalar ou respiratório, por exemplo, aumentou em mais de 700%, uma vez que esse profissional atua na prevenção, promoção, tratamento e recuperação do paciente. Por isso, conhecer de perto os processos que envolvem essas atividades é fundamental. Foi o que aconteceu com alunos do Grupo UniEduK (UniFAJ, UniMAX e Faagroh) que participaram da campanha mensal de doação de sangue, realizada no dia 26 de junho em Indaiatuba. 

A doação de sangue acontece mensalmente em Indaiatuba, portanto a população muitas vezes desconhece essa informação, a campanha foi pensada justamente nesse sentido, de assim aumentar o número de doações.  A campanha ainda contou com a doação de alimentos não perecíveis que tem como objetivo ajudar as pessoas que estão passando por dificuldades durante a pandemia.  Esse tipo de atividade traz benefícios não só para a população, mas para a formação do aluno também, como um ser humano mais completo e com olhar ampliado”, destacou a orientadora pedagógica Vanessa Aggio Tozzo.

Iniciativa da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) da Universidade de Campinas (Unicamp), a doação faz parte do movimento “Junho Vermelho”, que faz um alerta importante sobre doação de sangue nos meses mais frios do ano, período em que há diminuição do número de doadores. O Grupo UniEduK apoiou essa fase da campanha, com a participação de estudantes do curso de Fisioterapia, propiciando assim um aprendizado prático e diferenciado. 

Segundo a docente responsável pela disciplina Estágio V – Saúde Comunitária, prof. Donatila Barbieri de Oliveira Souza, o objetivo é ampliar a visão dos alunos a respeito da profissão, que vai além da reabilitação de lesões. “A Fisioterapia na saúde coletiva tem uma abordagem voltada à prevenção de agravos e promoção à saúde. O evento de doação de sangue, bem como outros realizados neste semestre, foram maneiras de colocar em prática este conceito. Além disso, as alunas puderam conciliar o que estavam acompanhando no estágio no hospital, como pacientes que necessitavam de bolsas de sangue, com a ideia de promover saúde a esta população através da campanha de doação de sangue”, explicou. 

Para quem participou da ação, os resultados são visíveis. “Contribui para o crescimento profissional do aluno, trazendo um contato com a sociedade importantíssimo para a adesão no mercado de trabalho no futuro”, disse a aluna do nono semestre, Vanessa Rae Prado. “Nós estávamos no estágio da Fisioterapia Hospitalar e a gente viu a demanda, a necessidade de utilização dessas bolsas de sangue, o quanto é importante. Podemos fazer a diferença na vida desses pacientes. Participar de um estágio como esse faz ver na hora da prática a diferença que é, o quanto isso nos enriquece como profissionais”, declarou Nathália Ribeiro, do nono semestre.

As estudantes de Fisioterapia tiveram a companhia de um colega do curso de Farmácia, comprovando a importância da interdisciplinaridade. “Foi tranquilo. Podem vir doar sangue, porque é muito simples e ajuda muita gente”, enfatizou Denis Carmona

Para Roberta dos Santos, assistente social do Hemocentro, a participação dos alunos do Grupo UniEduK foi muito importante. “Essas parcerias nos ajudam muito a divulgar e a intensificar a campanha. É um processo educativo a doação de sangue, muito importante, e nós ficamos muito gratos a esta equipe pelo trabalho em conjunto”, finalizou.

Importante lembrar que, em função da pandemia, o processo de doação aconteceu por meio de cadastro e distribuição de senha de forma on-line. Ao todo, nesta etapa da campanha, foram coletadas 143 bolsas, sendo que a cada bolsa coletada até quatro pessoas podem ser beneficiadas.

Saiba mais sobre o curso de Fisioterapia

Confira notícias sobre o curso de Fisioterapia do Grupo UniEduK

Pular para o conteúdo